Setor de Comércio e Serviços se manifesta sobre cenário político e econômico nacional

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A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), grupo formado por sete das maiores entidades brasileiras de livre adesão do setor de Comércio e Serviços, defende os avanços da modernização trabalhista, tributária e previdenciária, no Congresso Nacional, mesmo diante do atual momento político que enfrenta o país.

Para as entidades, que representam 15% do PIB em todo país, as medidas são extremamente necessárias para a retomada do crescimento e a geração empregos.

A UNECS acredita que o Congresso Nacional tem o poder para encontrar as soluções que o Brasil precisa e está à disposição para auxiliar na construção de caminhos melhores para o país.

Sobre a UNECS:

Criada em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores entidades brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A União das entidades representa a voz organizada do setor de comércio e serviços com mais de 15% do PIB brasileiro, 21% dos empregos formais do País e 83,7% das vendas de alimentos e bebida. Juntas, as entidades faturam R$ 885,9 bilhões, respondem por 65% das transações de cartões de crédito e débito. A principal motivação da união é buscar, junto ao poder público, priorizar temas centrais para agenda de progresso e crescimento.

ALSHOP PARTICIPA DE FEIRA DE FRANQUIAS NO URUGUAI

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A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping ) esteve presente na FIFU 2017 – Feira Internacional de Franquias do Uruguai. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de maio, é o ponto de encontro das empresas de franquias que buscam investidores para expandir os negócios, e dos empreendedores e especialistas no setor que querem investir capital e experiência em empresas desse tipo.

Na ocasião, o Diretor de Negócios Internacionais e Franquias da Alshop, Ricardo Camargo, acompanhou os representantes da Puket, que busca novas oportunidades de internacionalização da marca e do seu modelo de franquias, e da AD Shoppings, que administrará o Shopping Melancia, em Montevidéu.

Apesar da população relativamente pequena – três milhões de habitantes – Montevidéu conta com seis grandes shopping centers em operação. No momento, 11 marcas brasileiras estão presentes no país mas, comparado com as 20 marcas argentinas, percebemos que há grande potencial a ser explorado por nós”, avalia Camargo.

Ele reitera que essa foi a primeira incursão internacional da Alshop, e que circulou pelos 30 stands da feira para conhecer melhor o mercado e criar bons relacionamentos para os Associados.

Inaguração

Com inauguração prevista para breve, o Shopping Melancia tinha um stand concorrido na FIFU. Localizado na cidade de Riveira, fronteira com a brasileira Santana do Livramento (RS), o mall prevê bom fluxo de consumidores, já que a área de influência chega a 400 mil pessoas.

Outra inauguração envolve brasileira a Renner. A gigante varejista de moda abrirá quatro operações ainda esse ano – três delas nos shopping Melancia, Punta Carretas e Unasul, além de um ponto na principal avenida comercial do centro, a 18 de Junho.

O objetivo da Alshop ao participar dessa feira de franquias é iniciar nossa participação internacional, sempre com o objetivo de apoiar os associados e trazer para a Associação conhecimento de outros mercados”, finaliza Camargo.

Inteligência analítica

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Sabe como potencializar o seu negócio nas principais datas do comércio? Experimente novas tecnologias

O Dia dos Namorados se aproxima e muitos varejistas e shoppings já preparam promoções, ofertas e ações para atrair mais consumidores. Além de mexer com o lado afetivo e emocional dos clientes, é importante que haja organização e planejamento para essas datas do varejo, utilizando a inteligência da análise de comportamento dos clientes para criar a melhor experiência e alavancar as vendas.

E a tecnologia aparece como grande contribuinte nesses momentos. "Dispositivos para monitoramento de tráfego, por exemplo, conseguem medir índices de conversão, atratividade, frequência, entre outros indicadores sobre o comportamento do cliente dentro de um estabelecimento comercial. Todos esses indicadores permitem que as estratégias de venda sejam direcionadas de forma certeira para os mais diversos tipos de consumidores", afirma Walter Sabini Junior, sócio fundador da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.

Ele afirma que, durante as sazonalidade, grande parte do público está a procura de presentes para familiares e amigos. Assim, a tecnologia ajuda a mapear o comportamento de compras durante o ano todo, auxiliando nas estratégias para as grandes datas promocionais.

"Uma vitrine com itens relevantes e preços competitivos é fundamental para atrair um cliente para dentro da loja. Por isso, a taxa de atratividade mensurada durante o restante do ano mostra ao gestor o resultado de diferentes estratégias de produtos e valores, permitindo colocar em prática nas semanas que antecedem grandes datas" diz.

O especialista elenca o mapeamento dos hot zones como principal ferramente à disposição dos varejistas e funcionários das lojas. "Os insights são diversos, e os lojistas que compreenderem a importância estratégica do uso de analytics em seus estabelecimentos terão mais chances de entregar uma experiência de compra diferenciada, garantindo, assim, um relacionamento melhor com seu público e até mesmo a fidelização desses consumidores para as datas comemorativas seguintes", resume.

Declare seu amor é a nova campanha da S.Stein

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Com uma proposta diferenciada a joalheria trás a tona toda forma de amor

O mês do amor chegou e a S.Stein preparou algo especial. Ao invés de manter o foco apenas nos casais e namorados, a proposta desse mês de Junho é interagir com todas as pessoas e evidenciar todo o tipo de amor. Com a campanha intitulada “Declare seu amor” a joalheria convida seus clientes a fazerem um post nas redes sociais, facebook ou instagram, com uma declaração para a pessoa amada. Pode ser para o namorado, mas também para a avó, tia, mãe, filho, amigos…

A pessoa com a postagem mais curtida irá ganhar um jantar no dia 12 de junho preparado pela S.Stein na cidade do ganhador e sem nenhum custo.

O objetivo da campanha é mostrar que o amor é livre e nos iguala uns aos outros. É um sentimento democrático, em que pode ser doado para diferentes tipos de pessoas, as quais se têm diferentes tipos de relações.

De acordo com Stephanie Stein, diretora de marketing da marca, “nós adoraríamos interagir mais com nossos clientes e conhecer suas histórias. Ao longo dos nossos 33 anos participamos de vários momentos felizes deles, e agora gostaríamos que eles nos contassem”.

A apuração e divulgação serão feitas pelas redes sociais da marca no dia 9 de junho.

Sobre o grupo S.Stein Joalheiros
Fundada em 1983 na cidade de Mogi das Cruzes, a S.Stein oferece aos seus clientes atendimento personalizado e uma grande variedade de coleções exclusivas de joias, óculos, canetas e relógios. Em constante crescimento, a marca vem mudando o conceito de joalheria na região. Hoje o grupo é composto por nove lojas nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Suzano.

Comércio mais pontual

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Serasa Experian afirma que a pontualidade de pagamentos de micro e pequenas empresas subiu em abril

Para cada mil pagamentos realizadosem março, 957 foram quitados à vista – ou com atraso máximo de sete dias, mantendo 95,7% dos pagamentos feitos por micro e pequenas empresas "em dia". Este nível de pontualidade foi maior que os 94,5% registrados em março/17 e superior também aos 95,4% de abril do ano passado. Foi o terceiro mês do ano em que a pontualidade de pagamentos ficou superior ao valor registrado no ano passado.

O valor nominal médio dos pagamentos realizados em dia foi de R$ 1.941 em abil/17, uma queda de 2,9% em termos nominais comparando-se com abril/16. O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas comerciais (R$ 1.970), seguido pelo das empresas de serviços (R$1.851) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas industriais (R$ 1.845).

Para os economistas da Serasa Experian, os fatores que culminaram nessa pontualidade foram a redução da inflação e dos juros, a retomada gradual do crescimento da economio e a racionalização de custos e despesas, refletindo na redução do valor médio de pagamentos.

Aprenda a definir um orçamento de marketing digital para seu negócio

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Erros na divisão do orçamento são muito comuns, muito mais pela complexidade e especificidade de cada mídia e seus produtos do que pelo eventual despreparo daquele encarregado pela divisão. Mas é possível evitá-los e melhorar seu plano de marketing.

As mídias possuem diferentes métodos de controle de orçamento: custo por aquisição, lance, entre outros. Porém, para definir da melhor maneira os orçamentos, antes, devemos definir os tipos de mídia.

Orçamento de marketing digital: definindo as mídias

Revenue Share

Mídias que trabalham com revenue share são aquelas que ganham uma porcentagem da receita de um produto. Ou seja, se o cliente entra em seu site pela mídia de revenue share e compra, uma porcentagem dessa compra vai para a mídia. Assim, o único controle que pode-se obter da mídia é a porcentagem do revenue share.

Custo por aquisição (CPA)

A cada conversão a mídia recebe um valor pré-definido, seja ela uma venda ou um cadastro. Nessa estratégia, o anunciante não tem controle do investimento, ou seja, quanto mais conversões ele tiver, maior será seu investimento.

Custo por clique (CPC)

Outras mídias trabalham com base no volume. Elas cobram por cada clique que leva o usuário ao site do anunciante. Assim, o investimento é controlado de acordo com o quanto o anunciante gostaria de pagar por clique, que chamamos de CPC máximo ou lance. Logo, podemos controlar, caso não haja um CPC ou lance mínimo, o investimento nessa mídia. Vale lembrar que o controle desse tipo de mídia impacta diretamente no tráfego do site.

Outros modelos de investimento em mídia

Existem outros modelos de investimentos em mídia, como o fixo (quando não há variação no valor pago à mídia) e o CPM, que é o custo por mil impressões, normalmente oferecido por sites ou portais que têm muito tráfego.

Vamos nos concentrar nos modelos citados acima, que são os principais. Caso seu modelo seja diferente, siga a mesma lógica aplicada abaixo, escolha o modelo mais próximo ao seu e o adeque de acordo com seu impacto no orçamento total.

Como dividir o investimento entre as mídias

Já mostramos que cada mídia tem um tipo de controle de investimento e um ou mais KPIs. Agora, vamos combinar essas informações para dividir o orçamento entre cada uma delas. Para não se confundir com alguns termos que vamos apresentar, como KPI, CPV, ROI, etc., consulte nosso glossário de marketing!

A título de exemplo, imagine um e-commerce que está consolidado no mercado e que, para atingir seu objetivo de aumentar a receita e o tráfego em seu site, trabalha com as seguintes mídias:

  • Comparadores
  • Motores de Busca
  • Display
  • Afiliados
  • Remarketing

Já sabemos como essas mídias estão divididas no funil de conversão e quais são os seus KPI’s de acordo com nosso objetivo. Vamos utilizar a imagem abaixo para ilustrar nosso exemplo:

Para definir uma estratégia de divisão de orçamento baseada em metas, KPI’s e tipos de investimento para cada mídia, podemos utilizar dados prévios da própria empresa como auxílio na tomada de decisão.

Para exemplificar, vamos utilizar KPI’s mais simples. Porém, sugerimos utilizar dados que tenham mais significado, como dados de atribuição. Se quiser se aprofundar um pouco mais nesse assunto, acesse nosso artigo sobre como criar seu modelo de atribuição.

Suponhamos que esses são os KPIs do último mês da empresa e que o total investido foi de R$ 750.000,00 de acordo com a distribuição abaixo:

Para compreender onde o realocamento deve ser feito dentro do novo plano de mídia, usamos uma normalização das KPI’s, que irá ajudar na tomada de decisão. Essa normalização apresenta a seguinte fórmula:

Agora, só nos resta multiplicar as KPI’s normalizadas de cada mídia pelos investimentos anteriores destinados à elas para calcular o novo investimento:

Portanto, tente utilizar seus dados para otimizar a sua divisão de orçamento. Trave primeiro os orçamentos das mídias que não têm variação de investimento, depois divida seu orçamento de maneira lógica para que não haja surpresas no final.

Para economizar, você pode considerar utilizar VPC (Verba de Publicidade Compartilhada) e utilizar parcerias para criação de campanhas. Se você está investindo em conteúdo, por exemplo, possui um parceiro que trabalha o mesmo segmento de cliente e não concorre diretamente com o seu negócio, por que não investir em guest posts ou em e-books diagramados em conjunto?

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando as publicações criadas pela Agência Raccoon, mais nova afiliada da Alshop.

Expectativas para o IPCA deste e do próximo ano foram ajustadas levemente para cima

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As projeções para a inflação deste e do próximo ano foram revisadas discretamente para cima, segundo as estimativas coletadas até o dia 26 de maio e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. As expectativas para o IPCA foram ajustadas de uma alta de 3,92% para outra de 3,95% para 2017 e de uma elevação de 4,34% para outra de 4,40% para 2018. A mediana das projeções para o crescimento do PIB, por sua vez, também foi calibrada de 0,50% para 0,49% para este ano e de 2,50% para 2,48% para ano que vem. Sem alterações em relação à última semana, a mediana da taxa Selic permaneceu em 8,50% para o final de 2017 e de 2018. Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio passou de US$/R$ 3,23 para US$/R$ 3,25 para o final deste ano e de R$/US$ 3,36 para R$/US$ 3,37 para o final do próximo ano.

Petland chega a cidade de Campinas com a primeira loja “Experience”

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O pet shop de 480m2, no bairro do Cambuí, será a maior unidade da rede de franquia no estado de São Paulo

São Paulo, maio de 2017 – A cidade de Campinas entrou no mapa da franquia Petland. O primeiro pet shop no modelo “Experience” com 480 m2, no bairro de Cambuí, será a maior unidade da rede no estado de São Paulo. Os novos franqueados, o engenheiro em Telecomunicações Fabio Luis Schmidt e sua esposa Aline Salvi Schmidt, formada em Direito e especializada em Comunicação, não cogitavam entrar no mercado de pets, apesar de gostarem muito de animais, até descobrirem o potencial do negócio na região.

Ele com 20 anos de carreira trabalhando em empresas multinacionais de Telecom e ela franqueada de uma rede de clínica de estética em Americana (SP), perceberam que Campinas possui apenas quatro grandes lojas pet, que não oferecem o knowhow e a estrutura da Petland. “O Fabio conheceu a empresa na feira Pet South America e viu que poderia aproveitar o crescimento da rede para iniciar um novo empreendimento”, lembra Aline.

Entre os diferenciais da marca, que tem operações em 19 países, estão os ambientes de socialização, espaços que permitem aos clientes interagir com os animais, entre cães, gatos, roedores e coelhos; e o modelo de atendimento, que é focado em transmitir informação direcionada a todos os visitantes da rede. Com esses dois fortes pilares da marca americana (Experiência de compra e Transmissão de informação), a Petland chega à cidade de Campinas. Outra característica marcante da rede é a capacidade de ser bastante competitiva em preços e muito engajada com as causas sociais, ligadas à adoção de cães e gatos.

A nova unidade, situada à Rua Coronel Francisco Andrade Coutinho, 49, também vai comercializar filhotes de várias raças de cães e de gatos.

“O nome Petland vem de Disneyland, ou seja, queremos proporcionar aos nossos clientes uma experiência única nas lojas, que seguem um padrão de identidade visual moderno e atrativo”, afirma Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor e responsável pela expansão da rede no Brasil. Ainda segundo levantamento da empresa, há cerca de 50 mil lojas que trabalham com o segmento pet, sendo que mais de 97% dos empresários só tem uma ou duas lojas. Para o executivo, quem está entrando no mercado agora deve apostar na profissionalização da gestão e em uma gama maior de serviços para aumentar as margens.

Modelos das lojas

Com três anos de operação no país, a Petland vem mantendo um ritmo sustentável de crescimento. Atualmente, a rede tem 42 lojas, entre abertas e em construção, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Paraná.

A empresa oferece diversos formatos de lojas para atrair novos investidores: “Light”/compacta (sem filhotes), com área de 80m2 até 169 m2, ; “Full”/completa (com filhotes), com tamanhos entre 170m2 até 399m2; e “Experience”, mesmo padrão da loja completa, porém com área acima de 400m2. A loja compacta tem algumas vantagens econômicas como custo de instalação reduzido, custo de ocupação até 50% menor e maior facilidade operacional.

O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 1.200/m² quando a empresa atinge maturidade. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 299 mil, incluindo o treinamento de sete dias na Universidade Petland (presencial e on-line), que consiste em transmissão de informação continuada e não simplesmente no início da operação. O prazo de contrato é de cinco anos, e o retorno vem de 24 a 36 meses.

Sobre a Petland
Inspirada na filosofia de entretenimento americana, a Petland foi fundada em 1967, com a ideia de potencializar a interatividade entre humano e animal. Em meados da década de 1970 a empresa iniciou seu processo de expansão via franquias e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, a rede está em 19 países: Estados: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Árabia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Turquia, Qatar, Líbano, Kuwait e Bahrein. Mais informações: http://www.petlandbr.com.br/

Expo Abióptica traz novidades e debate setor Óptico

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Chilli Beans, Óticas Carol e GrandVision by Fototica confirmaram presença na feira

Com estimativa de crescimento de 7% em 2017, o setor óptico mantem o otimismo tanto na indústria quanto no varejo e realiza, de 24 a 27 de maio, sua principal feira: a Expo Abióptica. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria Óptica, o evento reúne as principais marcas do setor – nacionais e internacionais – e deve atrair a presença de centenas de empresários, executivos, lojistas e outros profissionais do segmento ao Transamérica Expo Center.

E o setor segue otimista com o incremento do faturamento, que em 2016 atingiu a cifra de R$ 19,6 bilhões. “Não é só otimismo. O primeiro quadrimestre já apresentou números positivos e alta de 4,6 %, considerando os últimos 12 meses acumulados – maio/16 a abril/17, diz Bento Alcoforado, presidente da Abióptica.

Para a Expo Abióptica 2017 a projeção é de que os negócios gerados na cadeia de fornecimento cheguem a, pelo menos, R$ 185 milhões, o que equivale a R$ 500 milhões em faturamento na ponta do varejo.

O desempenho do varejo foi essencial para a retomada. “Durante 2016, a estratégia do varejo foi comprar menos da indústria, e ‘desovar’ seus estoques, que resultou uma queda menor no varejo e maior no fornecimento. Caso não ocorra nenhuma mudança significativa na economia brasileira o setor deve voltar ao crescimento de dois dígitos em 2018”, ressalta Alcofarado.

Palestras e Debates

Com mais de 100 associados e representatividade de 100% das princpais marcas, a associação aposta no compartilhamento de conteúdo, por meio das Palestras Magnas, que serão realizadas no auditório da Expo, possibilitando discussões e debates importantes entre os players do setor.

Na quinta-feira, 25, a partir das 13h30, o painel sobre o momento do varejo óptico reunirá o fundador da Chilli Beans, Caito Maia; presidente da Óticas Carol, Ronaldo Pereira Júnio; Francisco Vidal, vice presidente da Óticas Diniz e Stefan Nilsson, CEO da GrandVision by Fototica. A participação no evento é gratuita.

Juntas, as quatro marcas detém mais de 50% das lojas em operação no Brasil e oferecem boas oportunidades para empreendedores que querem adquirir uma franquia.

Paber mais sobre esse mercado, acesse o Portal de Negócios da Alshop.

EXPO ABIÓPTICA 2017

LOCAL: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo, SP

DATA: 24 a 27 de maio

HORÁRIO: das 13h às 21h, de quarta a sexta. Das 13h às 19h, sábado.

REALIZAÇÃO: Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica)