Nordeste atrai mais franquias

A quantidade de franquias no País está crescendo. Um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta um crescimento entre 15% e 16% neste ano em relação a 2009. No Nordeste, esse cenário deverá ser mais positivo ainda. Para Hamilton Marcondes, consultor de negócios e presidente da HM Varejo & Franchising, a alta nordestina deve ser de 30% ao final de 2010 – bem maior que a média nacional. O especialista foi convidado pela Wettor Marcas e Patentes para ministrar palestra sobre o tema, na noite do dia 28 de abril, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Para ele, o Ceará está entre os três estados nordestinos de maior potencial nessa área, ao lado de Pernambuco e Bahia. “Terminamos dezembro com 130 marcas na região nordestina. De lá pra cá, esse número pulou para 150, que juntas representam R$ 521 milhões. São mais 20 franquias em apenas quatro meses. Nesse ritmo, se houvesse mais shoppings, poderíamos imaginar um crescimento de até 40%”, avaliou Marcondes, indicando uma das razões das franquias ainda não terem deslanchado na região. Ele lembrou que, atualmente, a quantidade de marcas concentradas no Nordeste representa apenas 10% do total no País. “Muitos investidores do Sul e até do exterior estão de olho na região. Há muito mercado em potencial, mas faltam shoppings”, reiterou.

Na opinião de Marcondes, a oferta de linhas de crédito voltadas para o setor devem ajudar no desenvolvimento das franquias. “Hoje, o Banco do Nordeste oferece uma ótima opção. Antes, muitos negócios deixavam de ser feitos por conta da falta de um pequena parte do investimento. Agora, não há mais esse problema. O dinheiro pode ser emprestados a juros baixos”, disse o especialista.

Conforme a ABF, em 2009, o sistema de franchising registrou aumento de quase 15% em relação ao ano imediatamente anterior, com faturamento de R$ 63 bilhões. Foram criadas mais 264 novas redes de franquia, 19,1% a mais que em 2008. Ao todo, o Brasil encerrou 2009 com 1.643 redes. Além disso, a quantidade de pontos-de-venda de serviços ou produtos saltou de 71.954 para 79.988 entre os anos de 2008 e 2009.

Segundo a associação, o bom desempenho do setor no ano passado resultou na abertura de 72 mil novas vagas de trabalho, totalizando, de acordo com o último levantamento, mais de 700 mil empregos diretos em todo o território brasileiro.