Poucas pessoas sabem, mas o Black Friday – tradicional evento de descontos do comércio online e offline dos Estados Unidos – já chega à terceira edição no Brasil com o desafio de se consolidar como uma grande data do varejo nacional. Inspirada no evento do varejo americano, que acontece sempre na sexta-feira seguinte ao dia de ação de graças, o Black Friday já acontece no Brasil desde 2010. A ideia é que neste dia grandes players do comércio entrem no clima de megaliquidação.
No São Gonçalo Shopping, na região metropolitana do Estado, as lojas âncoras preparam-se para a data. À exemplo, o Extra hipermercados abrirá especialmente às 06hs e fechará somente a meia noite. A loja Ricardo Eletro promete descontos de até 50% em produtos de diversos setores. Já na Lojas Americanas os descontos serão dados em quase todos os setores: telefonia, áudio e vídeo, cama, mesa e banho, vidro e louças e informática. Segundo o gerente geral da unidade, Marciano Costa, a expectativa é dobrar a venda do dia comparada. “No ano passado a liquidação só foi feita online. Este ano aproveitamos o embalo da data para estender a ação para as lojas físicas também”.
Segundo o portal Busca Descontos, que desde 2010 promove a Black Friday no Brasil, a expectativa é que o faturamento cresça 35% na comparação com o ano passado, quando foram faturados R$ 100 milhões. Repetindo o sucesso do ano passado, eletroeletrônicos como televisões, computadores, notebooks e netbooks devem ficar entre os mais vendidos.
Dicas ao comprar
Com uma infinidade de produtos à disposição, com preços fora do convencional, algumas dicas podem ser observadas para que as melhores oportunidades não passem batidas aos olhos do consumidor.
É recomendado que o consumidor liste os itens que pretende comprar antes mesmo de ver as ofertas. Além disso, é importante o consumidor observar o orçamento, para não comprometer o início do ano com dívidas. A velha recomendação de comparar os preços em diferentes lojas também vale para o Black Friday.

