A Multiplan anuncia seus resultados relativos ao ano de 2009. A companhia registrou lucro líquido de R$ 171,5 milhões, um aumento de 121,5% sobre 2008 e EBITDA de R$ 303,7 milhões, 21,2% a mais que no anterior. A receita bruta chegou a R$ 574,7 milhões, representando um aumento de 26,9%, e o resultado operacional líquido (NOI) foi de 359,1 milhões, um incremento de 26,9%.
A companhia investiu R$ 471,2 milhões no ano passado, sendo R$ 380 milhões em novos empreendimentos, que acrescentaram 49 mil m² de área bruta locável (ABL) ao seu portfólio, atualmente de 533.741 m². “O ano começou em clima de incerteza, devido à crise econômica mundial, mas terminou de forma muito positiva para a nossa empresa”, declara Armando d´Almeida Neto, diretor vice-presidente e de Relações com Investidores da Multiplan.
A companhia fez um aumento de capital (follow on) em setembro passado, o que aumentou a liquidez das ações, e possibilitou o lançamento de novos projetos. Em novembro foi anunciado o ParkShoppingSãoCaetano, em São Paulo; em janeiro de 2010, o JundiaíShopping, no interior de São Paulo, e, em fevereiro, o VillageMall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A Multiplan possui participação de 100% nesses três projetos, que contribuirão para um aumento de 29% (99.651 m²) na ABL própria da companhia. Os três shoppings deverão proporcionar um resultado operacional líquido (NOI) combinado de R$ 118,8 milhões no terceiro ano de operação. “Em 2010 planejamos anunciar novos projetos”, afirma Neto.