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Estudo realizado pela Serasa Experian mostra aumento em relação ao ano passado
Após queda de 2,1% em janeiro de 2017, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,8% no mês de fevereiro, já efetuados os devidos ajustes sazonais, é o que mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Tal aumento não foi o suficiente para compensar completamente o recuo do primeiro mês do ano, segundo os economistas do Serasa, mesmo com os impactos positivos da queda da inflação em alguns segmentos varejistas – supermercados, por exemplo – fatores como a alta do desemprego continuam a pesar negativamente sobre a recuperação do varejo.
Com base nas consultas mensais feitas por 6.000 estabelecimentos comerciais, a Serasa Experian, monta desde janeiro de 2000 o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, segmentado em seis ramos de atividade comercial. As médias aparadas têm corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores, com taxas de crescimento estudadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa.
Diante dos seis segmentos estudados, a maior alta observada no varejo foi no setor de material de construção, que após ter sofrido queda de 3,5% em janeiro, teve um crescimento de crescimento de 2,1% em fevereiro.
Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas avançou 1,0%. Veículos, motos e peças cresceram 0,3% ao passo que, com alta de 0,1% ficaram empatados os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática e o de combustíveis e lubrificantes. Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios experimentou recuo em fevereiro de 0,2%.

