Motorola brigará por “smartphones” Android

Uma das principais fabricantes de celulares do mundo, a Motorola, está de olho na venda no Brasil de aparelhos inteligentes (smartphones) —que tiveram melhor desempenho de venda no ano passado, com crescimento de 26%, enquanto os aparelhos comuns, com menos recursos como acesso a e-mail e internet móvel, mantiveram os patamares de venda, segundo pesquisa da Gartner, desenvolvedora de tecnologia para tomada de decisões— e escolheu o sistema operacional Android, para ser instalado nos seus aparelhos celulares. Desde o final de 2009, o foco da companhia é vender celulares com o sistema, que estará em todos os aparelhos smartphones vendidos pela empresa neste ano.

Segundo a diretora sênior da Motorola, Cláudia Backus, a ideia para driblar a concorrência de empresas como LG e Samsung é pegar carona no crescimento acelerado desta modalidade de aparelhos e lançar novos modelos a cada dois meses: “Em todos os smartphones teremos o sistema, porque ele se mostra mais flexível para o desenvolvimento de aplicativos para os celulares”, conta ela, que ressalta: “Vamos oferecer a oferta correta para agradar ao nosso público”.

A preocupação da empresa em beliscar uma fatia maior desse segmento é o potencial de crescimento que ele tem: hoje ele representa aproximadamente 10% do mercado de celulares no Brasil.