Minas Shopping recebe prêmio Top of Mind nesta semana

Pelo segundo ano consecutivo, o Minas Shopping, em Belo Horizone, está listado na categoria “Liderança” do prêmio Top of Mind, que tem como objetivo medir o grau de lembrança das marcas de diversos segmentos e produtos do mercado mineiro. A entrega da premiação, que está em sua 15ª edição, será na sexta-feira, 21 de maio, no Ouro Minas Palace Hotel, às 20h00.

Ao rever os rumos que o shopping vem tomando nos últimos anos, não é difícil perceber por que o centro de compras está na cabeça dos consumidores. Obras de expansão, eventos variados, interação com a comunidade, ações de estímulo às vendas e prêmio internacional por projeto de cunho socioambiental. Esses foram alguns dos destaques de 2009 para o Minas Shopping, que completou 18 anos com bons resultados. Com expectativas positivas para 2010, o centro de compras encerrou o ano passado com crescimento de 20% no faturamento e aumento de 12% no fluxo de clientes.

Durante o ano, o shopping investiu cerca de R$ 13 milhões em reformas e novas instalações. Em setembro, a praça de alimentação ganhou oito novos restaurantes e teve sua área ampliada em cerca de mil metros quadrados, com 330 lugares a mais e 950 assentos no total. Também ganharam novo visual a fachada externa e os jardins do entorno do mall.

Além das melhorias no espaço físico, o Minas Shopping apostou na revitalização de seu mix de lojas e em ações destinadas à sociedade. Entre eles, exposições de arte e eventos motivados por feriados e datas comemorativas, como Carnaval e Dia das Mães. Uma iniciativa de destaque foi o “Minas Fashion – Simple Life”, evento de moda que reuniu, em outubro, aproximadamente 3 mil pessoas no galpão anexo ao shopping —espaço que será, futuramente, o centro de convenções da cidade. “É visível que nossos negócios vão além da esfera do varejo; nós nos empenhamos em oferecer atividades que sejam interessantes para a população”, explica a gerente de marketing do Minas Shopping, Lucy Jardim.

Em outubro do ano passado, o Minas Shopping foi condecorado pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) — Conselho Internacional de Shoppings Centers. A instituição, que reúne cerca de 60 mil empreendimentos no mundo, promove premiações para reconhecer iniciativas de excelência e inovação de centros de compras em todos os continentes. O título foi disputado entre países da América Latina e o Minas Shopping foi o único centro de compras mineiro contemplado. A conquista da categoria Ouro, o mais alto patamar da premiação, veio com o projeto “Minas Shopping e comunidade: uma sociedade sustentável”.

O prêmio foi motivado pela iniciativa de criar um projeto de reaproveitamento e destinação adequada para as 50 toneladas de lixo produzidas mensalmente no shopping. Com a crescente demanda social e do próprio centro de compras por uma solução ambientalmente correta para tantos detritos, em 2007 o Minas Shopping firmou parceria com a Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis (Astemarp).