Minas Shopping lança projeto Qualificação no Varejo 2010

Com o objetivo de estimular os lojistas a prestar atendimento de alta qualidade, o Minas Shopping, em Belo Horizonte, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Comércio (Fatec) da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)— dá início ao projeto Qualificação no Varejo 2010. Pelo quarto ano consecutivo, as lojas do centro de compras participam gratuitamente de programa de qualificação e incentivo que visa aperfeiçoar o atendimento. O projeto consiste em ações conjugadas que serão realizadas ao longo de todo o ano, a fim de proporcionar um resultado progressivo.

A primeira ação do projeto é a palestra “A emoção vende”, ministrada pelo consultor de marketing motivacional Rogério Caldas, na próxima quarta-feira (28/04), às 08h00, no Ouro Minas Palace Hotel. O palestrante irá expor um novo conceito de vendas, baseado no preceito de que o consumidor é motivado por sentimentos. Mais do que uma reação particular, o palestrante enxerga a emoção como um fator de valor econômico para o comércio.

De maio a outubro, a programação continua com a realização de workshops, batizados de Oficinões, para abordar a rotina de trabalho nas lojas. Com simulações, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas e exercícios práticos, serão tratados temas como critério para seleção de pessoal, liderança, motivação da equipe, marketing e estratégias de negociação. Além de capacitar, o Minas Shopping avalia as lojas para verificar a efetividade do programa e estimular a excelência. Durante o Programa Infiltrados, consultores qualificados testam aspectos físicos, visuais e humanos nas lojas. A avaliação é complementada pela opinião dos clientes, que participam de pesquisas realizadas por profissionais da Fatec.

Durante as várias etapas do projeto, os estabelecimentos recebem notas e, ao final do ano, aqueles que obtiverem melhor desempenho são premiados em dinheiro. De acordo com a gerente de Marketing do Minas Shopping, Lucy Jardim, a ação faz parte de um objetivo amplo do centro de compras. “A excelência só é construída de forma crescente e por meio de um trabalho consistente. É por isso que investimos em várias frentes ao mesmo tempo —com qualificação, avaliação e incentivo— e, a cada ano, buscamos nos atualizar ainda mais”, afirma.