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Continuando a apresentação sobre Inbound Marketing no Meeting de Marketing promovido pela Alshop, dois pontos foram abordados seja pela polêmica ou eficiência de resultados: as mídias pagas e o e-mail marketing.
Afinal, usá-los ou não na estratégia de marketing?
Mídias pagas: sim ou não?
Whosoever fez outro alerta: as mídias pagas – desde AdWords até anúncios em Outdoors – só surtem o efeito desejado com os consumidores que já estão no “fundo do funil” – aqueles que já optaram pela sua marca ou produto.
Depois da apresentação geral do que é o Inbound Marketing, o fundador da Brazuca passou a palavra para Leonardo Lima, que fez uma apresentação mais aprofundada de cada uma das estratégias, explicando seu funcionamento e resultados.
Juntos, os palestrantes responderam às duvidas da plateia, bastante interessada e participativa. "O público foi bem legal, porque estavam realmente interessados na apresentação – a maioria já testou alguma estratégia de marketing digital. Acertando ou errando, o pessoal testou", declarou o especialista da Raccoon Marketing Digital, Leonardo Lima.
As perguntas foram bem objetivas: como solucionar um problema, como comunicar, como automatizar um processo, qual ferramenta utilizar para executar o Inbound Marketing com eficiência.
E-mail marketing: vilão ou mocinho?
O preconceito com o uso do e-mail marketing está relacionado à quantidade de spam que recebemos. Mensagens impessoais que, realmente, não deveríamos estar recebendo (e muito menos enviando)."O e-mail marketing é uma das principais mídias do varejo, hoje. Inclusive os resultados são dos maiores que vemos hoje quando mensuramos por canal", avalia Lima.
Mas o especialista ressalta: a grande questão é o uso inadequado das campanhas de e-mail. Não basta, simplesmente, mandar o mesmo e-mail para todo mundo. É necessário personalizar a mensagem, atribuir valor a ela. "Num e-mail de promoção é indispensável que haja produtos realmente adequados ao perfil daquele cliente", pontua.
Já para os e-mails de relacionamento, Lima indica que tenha o mesmo valor, seja ensinando a utilizar um produto ou serviço da melhor forma, comunicando uma solução nova ou explicando oportunidades que o produto ou serviço possa gerar para o consumidor.

