McDonalds implementa tecnologia da NCR para suportar plano de expansão

O McDonald’s, líder no segmento de serviço rápido de alimentação, implementou a solução de POS da NCR para varejo, visando suportar seu plano de expansão.

Para suportar a expansão das novas unidades da maior e mais conhecida rede de fast-food do mundo e ainda reduzir o número de chamados para manutenção técnica das máquinas, era necessária uma tecnologia mais robusta, compacta e prática que pudesse ser implementada em espaços com grande circulação de pessoas, como lojas de rua, praças de alimentação, drive thrus e quiosques. Além disso, a solução deveria ser de fácil utilização, para evitar dificuldades de operação pelos funcionários.

“O nosso parque estava bastante defasado, o que aumentava a indisponibilidade do equipamento. Este é um dos maiores vilões do varejo, pois compromete a agilidade do atendimento e impacta a experiência do cliente”, explica Fábio Pessoa, Gerente Sênior de Soluções e Serviços para Restaurantes da Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil. “Para reduzir a indisponibilidade e atender a todas as nossas necessidades, trocamos boa parte dos pontos de venda pelo NCR RealPOS™ 70 XRT, com tela touchscreen, resistente à água, de fácil manutenção e alto desempenho”.

“Um equipamento indisponível significa filas maiores e, muitas vezes, um menor volume de vendas”, explica Luiz Sanches, gerente geral da unidade de serviços da NCR América Latina e Caribe. Por isso, um dos pontos críticos do projeto era a robustez e a resistência do equipamento, que impactam diretamente na disponibilidade do POS e na qualidade do atendimento ao cliente.

Devido a grande presença dessas características na solução da NCR, o McDonald’s decidiu migrar uma parte do seu parque de máquinas para o POS da NCR. “Desde o início da implementação, observamos uma melhora contínua. Com a troca dos pontos de venda, conseguimos reduzir em 40% os chamados em relação à quebra de equipamentos, o que impactou diretamente o aumento das vendas e o volume de atendimento nos horários de pico devido ao ganho de agilidade”, comenta Pessoa.

“Hoje, a maioria das lojas próprias e também franqueadas do McDonald’s utilizam a tecnologia da NCR”, revela Sanches.

Além de implementar as soluções de ponto de venda da NCR, o McDonald’s utiliza também os serviços de suporte da companhia. Essa parceria teve início em 2012, quando a rede decidiu dividir o suporte aos equipamentos entre três fornecedores. O McDonald’s trabalhava com dois fornecedores de suporte ao parque de equipamentos e ao mensurar os resultados positivos, percebeu que era superior a quando tinham apenas um. Então, em 2012, visando melhorar ainda mais a qualidade do suporte e otimização de custos, decidiu incluir mais um fornecedor. Para isso, o McDonald’s montou um projeto piloto em cinco restaurantes da rede no Rio de Janeiro e, devido ao bom resultado, selecionou a NCR. Atualmente, das mais de 700 lojas do McDonald’s em todo o Brasil, 130 serão suportadas pela companhia até julho.

“A divisão entre os fornecedores foi realizada conforme a concentração de lojas e a capacidade dos fornecedores de atendê-las. Por trabalharmos com três fornecedores, temos mais competitividade e mais qualidade. Isso garante a sustentabilidade desse serviço e a expansão do nosso negócio,” finaliza Pessoa.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.