O empresário Giuliano Donini divide com clareza a história da Marisol em quatro atos. O primeiro, a sua fundação, na década de 1960, como uma fábrica de chapéus de praia. Mais tarde, a entrada no segmento de malharia e vestuário e o primeiro salto de crescimento, nos anos 1970. A partir da década seguinte, a empresa de Jaraguá do Sul ganhou robustez. Por fim, os anos 1990 marcaram a entrada da Marisol no desenvolvimento de marcas e franquias como as infantis Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre.
Com essa percepção do passado, a Marisol se prepara para ampliar a atuação nos negócios. “Queremos ser reconhecidos como gestores de marcas e consolidar nossas operações com os canais de distribuição, as franquias e as lojas próprias”, diz Donini, presidente da empresa. Para isso, os planos são de ampliar o número de lojas e investir cerca de R$ 43,5 milhões. O objetivo é manter o crescimento de dois dígitos apresentado pela Marisol nos últimos anos. O projeto prevê colocar os negócios de varejo – que hoje representam 20% do faturamento da empresa – no mesmo patamar da indústria, em 50% a 50%, nos próximos cinco anos. Em 2009, a receita bruta da companhia foi de R$ 506,8 milhões.
Para atingir esse crescimento, Donini não descarta novas aquisições. “Somos potenciais adquirentes de negócios, principalmente em nichos que não atuamos diretamente. Vontade existe, mas depende das oportunidades certas e de entendimento entre as partes”, diz o presidente.
Em fevereiro, a Marisol adquiriu os 50% restantes da rede de artigos para bebês Blue e Pink. A rede Babysol, como foi batizada, constituiu um novo segmento de negócios para a companhia: o da puericultura. “É um segmento muito específico, uma fase do consumo que demanda uma série de artigos específicos. Por isso, resolvemos tratá-la separadamente”, diz. A intenção é expandir a rede Babysol de 17 para 20 lojas este ano. Os três pontos de venda novos já foram franqueados em 2010. A loja de Guarapuava, no Paraná, foi a mais recente a entrar em operação.
A Marisol pretende ampliar de 117 para 150 pontos a rede One Store este ano. Com perfil multimarcas, a franquia revende as marcas Marisol, Pakalolo, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Além disso, a empresa resgatou as marcas Criativa e Mineral para oferecer produtos com preço mais competitivo para atender a classe C. O crescimento, que deve se dar por meio de franquias, vai ser estimulado em Santa Catarina e no Paraná.
As lojas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, que hoje são 156, devem crescer para 165 em 2010. A Marisol prevê ainda a última fase de reposicionamento da Rosa Chá. O negócio passou pela troca do principal estilista, de Amir Slama para Alexandre Herchcovitch, e pela entrada definitiva no segmento de lingerie e vestuário, abandonando a configuração de grife de moda praia.
Segundo Donini, as lojas da Rosa Chá devem ser reformuladas, com espaços maiores – de 60 m², em média, para 240 m². Em junho, se encerram as obras da unidade do Fashion Mall, no Rio de Janeiro. A loja da Vila Nova Conceição, em São Paulo, terá 400 m² e espaço para abrigar essa gama mais extensa de itens da Rosa Chá.

