A Vivo, operadora celular controlada por Telefónica e Portugal Telecom, registrou aumento de 44,3% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado, para R$ 191,9 milhões. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (03/05) pela companhia.
A base de clientes da operadora chegou a 53,949 milhões de acessos ao final de março, um crescimento de 18,2% em 12 meses. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a empresa registrou 2,2 milhões de novos clientes. Assim, a Vivo manteve a liderança no mercado nacional, com participação de 30,12% no mercado. A taxa de perda líquida de assinantes (“churn”) ficou estável no período, em 2,5%.
A Arpu (receita média por usuário, na sigla em inglês) foi de R$ 24,80 no trimestre, queda de 9,2% em relação ao período entre janeiro e março de 2009. De acordo com a Vivo, a queda é “decorrente da política de adequação de preços ao mercado, com objetivo de crescimento da base de clientes e consequente aumento de receitas.” Quando considerada apenas a Arpu de dados houve crescimento no período, de 30,3% em relação ao ano passado, principalmente pela maior utilização da Vivo Internet.
A receita líquida de serviços da operadora ficou em R$ 3,929 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 5,8% em relação ao primeiro trimestre de 2009. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) chegou a R$ 1,27 bilhão nos três primeiros meses do ano, ante R$ 1,23 bilhão no ano passado.
A margem Ebitda, por sua vez, manteve-se quase estável (queda de 0,3%) na mesma base de comparação, em 30,1%.

