Liquida Curitiba começa mais cedo

A maioria dos grandes shoppings de Curitiba ainda não confirmou a data das suas tradicionais liquidações, mas nos corredores já é possível encontrar dezenas de vitrines com promoções de inverno. As promessas de descontos chegam a até 70% em algumas lojas.

A Schooner, no Shopping Curitiba, oferece descontos e até 60%. Blusas femininas de fio, por exemplo, passaram de R$ 119,90 por R$ 49,90 e algumas blusas masculinas R$ 129,90 por R$ 69,90. A Beagle, especializada em moda casual masculina, oferece descontos de 10% a 50%, e na M. Officer, os bônus são progressivos: nas compra acima de duas peças, o cliente tem 20% de desconto, para mais de três tem 25%, e acima de quatro peças 30%.

Em apenas dois shoppings, as liquidações institucionais já estão confirmadas. O “Lápis Vermelho” acontece entre 29 de julho e 1º de agosto no do ParkShopping Barigui e em todos os empreendimentos da rede Multiplan. Já a “Liquidação Etiqueta Rasgada”, do São José, será entre os dias 16, 17 e 18 de julho, e as lojas do empreendimento vão oferecer até 70% de desconto e estacionamento grátis.

No comércio de rua, algumas lojas delas já começaram a ofertar os produtos da temporada de inverno a seus clientes. Na Rua XV de Novembro, os poucos estabelecimentos que já estão em liquidação conseguem atrair a atenção dos consumidores mais atentos. Gerente da W Friends, Jocelma Lovato diz que já dá para perceber a diferença na movimentação da loja de jeans. “Como a maioria dos shoppings deve entrar logo em liquidação, decidimos começar agora, para aproveitar melhor as oportunidades do setor”, revela.

A Liquida Curitiba, que reúne cerca de 3 mil lojas do comércio curitibano e da região metropolitana e tradicionalmente ocorre entre agosto e setembro, começa mais cedo neste ano – os preços caem já a partir desta quinta-feira. Os motivos, segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), são a Copa do Mundo e o período eleitoral, mas a entidade não descarta adotar de vez as novas datas. “Caso dê certo, pretendemos manter o calendário, fazendo com que a Liquida Curitiba ocorra sempre antes das liquidações dos shoppings locais”, revela César Luiz Gon­çalves, assessor da presidência e gerente-geral da ACP. A estimativa dos lojistas é de comercializar mais de R$ 150 milhões nos dez dias de campanha, que termina no dia 25.

Durante a ação serão oferecidos produtos com descontos variados, já que o porcentual promocional é estabelecido por cada lojista. No ano passado os descontos variaram de 10% a 30% em média, mas algumas lojas ofereceram artigos com até 70% de desconto. “O importante é que o preço seja competitivo; o consumidor tem de ter a percepção de que o preço que está ali é o melhor que o lojista pode oferecer”, explica Gonçalves. Além de descontos, a Liquida Curitiba distribuirá prêmios. O cliente que comprar em qualquer loja identificada com o logotipo da campanha terá direito, a cada R$ 25 gastos, a um cupom para concorrer a dez notebooks, cinco motos e um carro.

A Liquida Curitiba surgiu com base em uma pesquisa realizada há alguns anos com os associados da ACP. Apoiados sobre os resultados apurados, os lojistas solicitaram a criação de ações para incentivar o consumidor a ir às compras em épocas sazonais, quando o comércio não estivesse vendendo. Até 2009, a liquidação costumava ocorrer quando o Dia dos Pais já havia passado e o Dia da Criança ainda estava longe; agora, as promoções vão ocorrer em um outro período de vendas mais baixas, quando os consumidores ainda não começaram a procurar o presente do Dia dos Pais.