Jogos da seleção influenciam queda de 10,2% na demanda do consumidor por crédito

Os jogos da seleção na Copa do Mundo contribuíram para que a procura dos consumidores por crédito recuasse em junho em cerca de 10,2%, na comparação com maio, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Por outro lado, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (08/07), na comparação com o mesmo mês de 2009, a procura por crédito cresceu 4,1%. No acumulado do ano, a demanda do consumidor por crédito também avançou, 16,6%.

Segundo os analistas da Serasa, o recuo do indicador na análise mensal deve-se ao fato de os jogos da seleção brasileira terem sido realizados em três dias úteis de junho. Além disso, o Dia dos Namorados, embora seja uma data que ajude na elevação das vendas a prazo e financiamentos, não é tão forte como o Dia das Mães, que elevou a procura por crédito em 10% em maio, frente a abril.

Ainda de acordo com a Serasa, houve queda na demanda em todas as regiões geográficas brasileiras na análise mensal. Na comparação com maio, a região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior queda, de 11,9%. Frente ao mesmo mês do ano passado, o comportamento do indicador foi diferente. Enquanto a região Norte apresentou o maior recuo, de 3,4%, o Sudeste registrou a maior elevação de 5,8%.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, por outro lado, todas as regiões registraram aumento da demanda por crédito, com destaque para a região Nordeste, que registrou alta de 18,2%.