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Como está o mercado, como escolher a marca “perfeita” e outras dúvidas dos futuros franqueados foram respondidas pela consultora Mércia Machado
Quer atuar no mercado de franquias e não sabe por onde começar? Tem dúvidas sobre o melhor segmento? O empreendedor precisa da ajuda de uma consultoria antes de virar um franqueado? Sua marca está pronta para expandir pelo modelo de franquias?
Mesmo com tantas informações, muitos empreendedores sentem-se perdidos quando o assunto é o mercado de franquias. Para ajudá-los a acabar com as dúvidas, conversamos com a consultora da GSPP, Mércia Machada. Ela trouxe alguns insights sobre esse mercado, falou sobre as categorias de melhor performance e sobre a presença das mulheres no universo franchising.
Mercado de Franquias
O resultado do setor de franquias foi positivo em 9,4%, mesmo em um nos de crise política. “Isso é maravilhoso. O mercado de franquias tem, não só crescido, mas se profissionalizado muito”, pondera Mércia.
Ela ressalta que um termômetro dessa profissionalização é o aumento na quantidade de multifranqueado, aqueles que possuem várias unidades de franquias ou, até mesmo, franquias de redes variadas.
“As lojas franqueadas tem ‘olho de dono’, e isso faz com que o negócio seja melhor cuidado e tenha maior lucratividade. Porque o dono quer atender muito bem ao cliente, quer que o cliente volte. Para o franqueador, a loja com uma rentabilidade melhor é ótimo e para o franqueado também. Essa é uma tendência no momento”, diz.
Novas marcas e segmentos fortes
O segmento de alimentação ainda é o mais forte do mercado de franquias. “É o que predomina. Todo mundo que monta um negócio e quer expandir tem que ser através de franquias”, pontua a consultora.
Ela ressalta que as praças de alimentação dos shoppings demandam novas marcas, pois os consumidores pedem novas opções. “Shopping e Franquia tem tudo a ver. Porque as franquias não teriam tantos pontos sem os shoppings para terem suas marcas e o shopping sem as franquias não teria tantas marcas e novidades. É o casamento perfeito”.
Na área de serviços, que também tem força dentre do universo de franquias, Mércia ressalta o crescimento das redes de “beleza e bem estar”, com destaque para os salões de cabeleireiro e serviços específicos como sobrancelhas, depilação e manicure.
Segundo ela, “são serviços bem específicos e expressos porque hoje ninguém tem tempo. Então quem presta um serviço com hora marcada e respeito, atendendo no horário que as pessoas podem e ajudando às mulheres que trabalham”, afirma.
As agências de viagens também mantém o ritmo de crescimento pois, mesmo com as ofertas de sites e outras plataformas digitais, “o consumidor continua valorizando a experiência”, revela, pontuando que “nem todo mundo domina a internet, não quer só comprar, quer ser atendido”.
Mulheres no poder
As mulheres são a maioria entre os empreendedores de franquias. E Mércia é um exemplo disso: “sou franqueada desde 1993 e sempre cruzei com muitas mulheres ‘franqueadas’”. Ela acredita que a franquia é um segmento onde as mulheres conseguiram se encontrar, realizar um bom trabalho, aparecer e dar vazão ao lado empreendedor, correndo menos riscos.
“Quando você vai começar um negócio do zero é mais difícil, pois você tem que fazer todo o desenvolvimento. Quando você entra na franquia você recebe tudo pronto, o risco diminui. O que conta é a gestão desse negócio, coisa que as mulheres fazem muito bem”, acredita.
Contratar, ou não, uma consultoria?
E a ajuda de uma consultoria especializada é sempre necessária? Nem sempre. Porém, uma empresa como a GSPP, que já tem 22 anos de atuação nesse segmento, ajuda a identificar se o negócio tem viabilidade econômica e financeira para se tornar uma franquia e se o candidato a franqueado está fazendo a melhor escolha.
“Acompanhamos os franqueados na hora da comercialização, oferecendo suporte na escolha da marca certa e auxílio para encontrar o ponto ideal. Damos todo o suporte até a abertura do negócio: a partir daí, é o franqueador que vai fazer esse suporte”, revela.
Mércia ressalta que a consultoria dará um respaldo muito importante, especialmente, na formatação do negócio, analisando contratos, manuais, estratégias de marketing.
“Essa parceria evita muitos problemas e traz segurança para o franqueador e o franqueado”, alerta. No caso da abertura da franquia, o empreendedor pode escolher sozinho a rede que mais interessa e negociar diretamente.
Mas, “numa consultoria você pode trocar ideias com pessoas que estão nesse mercado há muito tempo, que trabalham com várias marcas e podem te apresentar prós e contras de cada marca naquela região, para o teu nível de investimento e você aí chegar mais facilmente numa marca que você tenha interesse, que se encante e esteja adequada ao seu bolso”, finaliza a consultora, que será uma das palestrantes do Brasilshop 2017.
Confira a programação.

