Inflação pesa sobre confiança do consumidor em março, diz Fecomercio

Incertezas do consumidor quanto à inflação e despesas pontuais ocasionaram uma redução de 1,5% no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em março na comparação com o mês anterior, totalizando 156,7 pontos, informou hoje (10/03) a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

O economista da Fecomercio, Thiago Freitas, ressalta que, apesar da queda, o consumidor paulistano permanece confiante, uma vez que o indicador – que varia de 0 a 200 – se manteve acima dos cem pontos, patamar que separa o otimismo do pessimismo. O ICC é composto por dois índices: o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que teve uma queda de 1% em março para 157 pontos, e o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que apresentou declínio de 1,8%, atingindo 156,4 pontos.

Por outro lado, na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICC apresentou alta de 22,2%. Na avaliação de Freitas, ” é incontestável a evolução da confiança do consumidor nesses últimos meses ” . Porém, ele lembra que, por conta de ajustes de preços recentes, não se deve esperar avanços significativos do ICC no curto prazo. O indicador é apurado mensalmente pela Fecomercio, com a participação de 2,1 mil consumidores do município de São Paulo, e tem por objetivo identificar o sentimento da população levando em conta as condições econômicas atuais e as expectativas quanto à situação econômica futura.