Indice Batom: Setor de Beleza acelera crescimento

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Intenção de compra é de mais de 50% para cosméticos e 42% para produtos de cabelos, unhas, barbas e pelos aumentam

A Hair Brasil, realizada de 14 a 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, trouxe uma demonstração da força do setor de beleza. O "Índice Batom", criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder, Leonard Lauder, registrou superávit de US$ 9,6 milhões no primeiro bimestre de 2018. A expectativa para o ano é de crescimento superior aos 2,75% registrados no ano passado.

Outra percepção sobre o setor de beleza é que os consumidores concentram as compras em artigos de menor custo – como batons, esmaltes e outros – para fazerem uso em casa.

"Esse é um fenômeno que atinge especialmente as mulheres, permitindo que elas desfrutem da sensação de bem-estar e administrem com maior facilidade uma possível perda de autoestima. A incerteza financeira não impede a mulher de investir em pequenos prazeres como cuidar semanalmente das unhas, cabelos ou comprar um novo cosmético", avalia Jeferson Santos, diretor geral da Hair Brasil.

Brasil no Top 5

Atualmente, o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal em todo mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China. No ano passado, o segmento de Beleza e Bem-Estar ocupou a terceira posição entre as maiores franquias em 2017, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), permanecendo atrás apenas do setor de alimentação e serviços educacionais.

O pulo, de 12% para 16% em relação ao ano anterior, revela o quanto as mulheres não abrem mão da estética e os homens estão aderindo cada vez mais aos tratamentos de beleza. De acordo com o Sebrae, cerca de 70% dos brasileiros afirmam que os gastos com beleza são uma necessidade.

Comércio Digital

O e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado, que fechou arrecadando R$ 64,1 bilhões. De acordo com a empresa E-Consulting, as cifras superam as expectativas da consultoria, que há 14 anos elabora a apuração dos dados.

Segundo eles, os itens de beleza e saúde serão os mais comprados do período, tendo chances de alcançar um volume de pedidos que representaria, aproximadamente, 22% do montante previsto de transações no e-commerce. Moda e acessórios vem em segundo lugar com um volume de 18%.