Em março deste ano, o estado de Alagoas conheceu o novo projeto do Pátio Arapiraca Garden Shopping durante grande evento de lançamento realizado na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil. Na oportunidade, formadores de opinião, autoridades, entidades de classe e imprensa conheceram a nova formação do pool de empreendedores do futuro shopping da cidade de Arapiraca, que além das empresas ADM Mall Patrimonial LTDA – ME, ALG Administração e Consultoria em Shopping Center LTDA, Auto Posto Mauricio de Souza LTDA e a Falcão Consultoria Administração passou a contar também com a Tenco Shopping Centers e MK Empreendimentos e Participações.
Desde o lançamento do Pátio Arapiraca Garden Shopping, o projeto passou por várias etapas, ganhando novas atualizações, melhorias e agregando grandes marcas. “A Tenco Shopping Centers percebeu que o potencial do shopping seria muito maior que o inicialmente planejado. Por isso, o antigo projeto passou por expansões, ganhando o dobro de lojas. Mas, por causa desta ampliação, várias etapas tiveram que ser refeitas e novamente aprovadas pelos órgãos competentes, alongando um pouco mais os prazos, sem alterar o cronograma geral estabelecido com os lojistas”, descreve Adriana Gribel, diretora de Implantação da Tenco Shopping Centers.
O diretor comercial da Tenco, Roger Tonidandel completa “Quando assumimos o projeto, o empreendimento tinha 90% das lojas contratadas. Mas a demanda do mercado era muito maior, nomes renomados do varejo desejavam entrar no projeto. Assim, a ampliação veio suprir uma demanda de mercado”, explica o diretor. Ele reforça ainda que o novo projeto ganhou ainda mais diversidade. “Com a expansão, grandes marcas como C&A e Riachuelo integraram o mix do shopping. Anteriormente, havia espaço, por exemplo, para apenas duas âncoras, agora serão cinco”.
O futuro shopping de Arapiraca segue em ritmo crescente. “Do planejamento, passando pela concepção e desenvolvimento, licenciamentos, comercialização até a inauguração são centenas de ações, muita vezes, invisíveis para a sociedade. Tudo esta dentro do planejado”, afirma Adriana. A diretora diz também que a fase inicial, já finalizada, é uma das mais importantes, porém complexa e lenta, porque consiste na elaboração de todos os projetos técnicos – arquitetura, viário, alvenaria, fachada, automação, supervisão predial, esquadrias, impermeabilização, luminotécnico, paisagismo e pavimentação e na compatibilização deles, ou seja, da junção de todos, identificando as possíveis interferências. “Este planejamento inicial garante agilidade na execução da obra, evitando erros, reduzindo custos e, consequentemente, os prazos de execução e desperdício de materiais”.
Adriana confirma ainda que todos os projetos técnicos já estão finalizados. As obras de construção do shopping também estão sendo executadas de acordo com todas as normas técnicas e com o alvará de construção e demais licenças necessárias. A inauguração do shopping está confirmada para 30 de outubro de 2012. O mês escolhido não foi por acaso, é a data de emancipação política da cidade. “É um presente para Arapiraca e região que trará grandes benefícios para a população como a geração de empregos, a valorização e o desenvolvimento imobiliário da região, a contribuição para atrair novos investimentos na área industrial e, com isso, maior crescimento econômico para o município”, descreve Adriana Gribel.