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O percentual de consumidores que participou de alguma promoção de natal realizada pelos shoppings em todo o país caiu de 20% em 2013 para 15% em 2015, uma queda de 25%. Este é o resultado de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em janeiro deste ano com 979 consumidores em todo o país. O levantamento repete um estudo que já havia sido realizado em 2013.
A queda de participantes foi maior entre as mulheres (redução de 7 pontos percentuais), pessoas de 24 a 34 anos (redução de 10 pontos percentuais) e a classe C (redução de 9 pontos percentuais).
No natal das lembrancinhas, as promoções do tipo comprou-levou ampliaram sua presença nos shoppings, embora os sorteios ainda sejam a alternativa principal. Mas houve um recuo significativo dos consumidores que participaram dos dois tipos de promoção: com menos dinheiro no bolso, o consumidor teve menos oportunidade de acumular cupons e participar de mais de um tipo de promoção ao mesmo tempo.
“Este é mais um dos exemplos das dificuldades pelas quais têm passado o varejo. Nos shoppings centers, o fluxo de consumidores em dezembro sofreu redução de 4% em comparação com ano anterior. Com menos pessoas nos corredores, caíram também as vendas e o ticket médio, afetando a participação dos clientes nas promoções”, afirma Márcia Sola, diretora executiva do IBOPE Inteligência.
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