Um cliente entra em um shopping e recebe de uma de suas lojas preferidas uma mensagem “Entre agora em nossa loja e ganhe 10% de desconto na compra de qualquer produto”. Essa situação está próxima de se tornar possível. A tecnologia da Geolocalização já está em teste nas operadoras e por meio da integradora Spring Wireless, chegará ao usuário final de celulares.”Ações de mobile marketing por meio de SMS já são comuns, como a participação em promoções ou recebimento de informações de temas específicos”, explica Yuri Fiaschi, diretor de novos negócios da Spring Wireless, empresa brasileira provedora de soluções móveis há 11 anos no mercado com escritório em dez países. “Com a geolocalização teremos um aumento considerável da procura das marcas por esses serviços de interação com seusconsumidores”.
A tecnologia funcionará da seguinte forma: as operadoras abrem conexão com a Spring e a empresa mede por triangulação onde a pessoa está posicionada naquele momento, com uma margem de erro de apenas alguns metros. Essa informação é transmitida ao cliente que então libera envio de SMS específico para aquela região. “A Spring detém o mailing de usuários que tenham autorizado por meio do opt in o recebimento de informações de determinada empresa”, explica Yuri. “Essa autorização é de extrema importância para a eficácia das ações, uma vez que enviar SMS sem consentimento de usários de telefonia móvel é considerada uma prática ilegal”.
A Spring Wireless, que já atua com diversas campanhas de mobile marketing por meio de SMS, já está certificada em todas as operadoras no país a oferecer esses serviços, pois a filtragem do mailing de usuários é feita por meio de softwares que garantem somente listas de contatos de pessoas que tenham autorizado recebimento de mensagens de cunho comercial.
“A geolocalização é um serviço exclusivo Spring Wireless no Brasil, e vai atrair principalmente redes varejistas”, avalia Yuri. A disponibilização da solução deve acontecer ainda este ano. Para a integradora, será um divisor de águas nas campanhas de mobile marketing, chamando a atenção de cada vez mais marcas para a utilização de tecnologia móvel em suas ações.

