Franquias que gerenciam fluxo de clientes têm ganhos.

No ano passado, o setor de franquias brasileiro faturou 88 bilhões de reais e, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a expectativa é de um crescimento de 15% para este ano. Franqueados e franqueadores, em busca do sucesso em seus empreendimentos, lançam mão de um arsenal de medidas para se destacarem neste mercado altamente competitivo e que atrai, ano após ano, um número cada vez maior de interessados. Uma dessas medidas é a utilização da tecnologia como aliada em projetos de expansão.

A Virtual Gate, empresa que fornece soluções para o varejista aumentar suas vendas por meio da gestão do fluxo de consumidor e da taxa de conversão, possibilita aos seus clientes varejistas a obtenção de uma análise especializada das informações apuradas pelos sistemas. Por meio das informações obtidas pelo sistema de câmeras instaladas nas lojas (vídeo-analytics), é possível garantir uma melhor gestão de todos os processos, como definir a escala de funcionários em horários de maior ou menor fluxo, entendendo, por exemplo, quantos são necessários para garantir um bom atendimento na linha de frente, bem como quantos caixas deverão ser abertos, evitando assim, maior tempo em filas. Ou ainda, se há muita ociosidade e em que períodos do dia ou da semana ela ocorre.

As mesmas informações de fluxo de clientes podem ser utilizadas para treinamento da equipe de vendas, ações de marketing e administrativas, bem como para a realização de uma análise comparativa entre uma franquia e outra, possibilitando uma “fotografia” fiel de cada loja. “Com isso, tanto franqueado como franqueador podem trabalhar com dados concretos e não com ‘percepções’ ou ‘achismos’ para a melhor condução de seus negócios”, pondera Heloísa.

“O detalhamento sobre a quantidade de clientes que entraram na loja versus taxa de conversão (tickets emitidos) é um deles, que é bastante utilizado para definir métricas de crescimento e capacitação da equipe”, explica a diretora geral da Virtual Gate, Heloísa Cranchi. “Com a utilização da solução da Virtual Gate as informações podem ser convertidas em ações estratégicas de acordo com a sazonalidade dos PDVs, permitindo uma melhor administração das lojas, bem como de suas estratégias de marketing e de planejamento operacional”, diz.