~
O 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado pela Alshop, apresentou dois estudos inéditos sobre o setor varejista. O primeiro, em parceria com o Ibope Inteligência, traçou um panorama da vacância em shopping center. Apresentado por Márcia Sola, Diretora da Unidade de Shopping, Varejo e Imobiliário do Ibope Inteligência, o painel trouxe números críticos: entre os shoppings inaugurados a partir de 2013, as lojas vagas representam 48% do ABL, em média.
O número é menor – mas não menos preocupante – para os shoppings já consolidados: 9,8% da área locável está vaga. “Esses dados não são culpa, apenas, da crise econômica, mas de decisões equivocadas de inaugurações e implantações de malls muito próximos”, avalia a executiva.
Boas decisões e experiências
Márcia, entretanto, ressaltou dois pontos positivos revelados pelo estudo: o primeiro é que o fluxo de pessoas nos shopping centers apresenta uma tendência de crescimento. Desde novembro passado, os meses fecham com frequência superior a anotada no mesmo mês do ano anterior.
Outro aspecto favorável: o Brasil tem 200 milhões de consumidores, “e eles precisam comer, se vestir e se divertir”, ressaltou Márcia. Ela ainda sugeriu aos empresários presentes que não cortem custos nas ações relacionadas à experiência para o consumidor pois, num cenário concorrido, proporcionar experiências agradáveis, lúdicas e afetivas pode ser o diferencial para conquistar o cliente. “O cenário é desafiador, mas é possível”, finalizou Marcia Sola.
Lojista versus Empreendedores
Na palestra “Varejo em Shopping: uma reflexão sobre o Setor”, o Sócio Diretor da Universo Varejo, Daniel Zanco, afirmou que 48% dos lojistas de shopping consultados acreditam que os empreendimentos são parceiros dos varejistas. O número é expressivo, mas quase empata com outro: 46% dos entrevistados pensam que os shoppings não se importam com os varejistas.
Em uma tentativa de esclarecer os fatos e estreitar os laços, Zanco juntou-se ao presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, na realização de um debate em formato inédito. Enquanto o consultor incitava os varejistas presentes a formularem suas questões, o presidente da entidade convidava os empreendedores de shopping center a emitirem seu posicionamento. Entre outros pleitos, ficou latente a necessidade de os shopping fornecerem relatório de despesa de condomínio aos lojistas e a reformulação dos contratos de locação, de forma atenderem ao mercado atual.
“Essa iniciativa da Alshop foi muito boa e interessante. Esse é o momento de caminharmos juntos, é uma nova época”, avalia Nadim Elias Donato Filho, Presidente do Sindilojas BH. Outro participante do debate, Ricardo Sayoun, reitera: “O lado bom dessa crise é que ela nos aproxima”, concluiu.
O 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping foi realizado nos dias 1º e 2 de abril, no Conrad Punta del Este Spa & Casino por iniciativa da Alshop. O evento reuniu cerca de 150 executivos de alto escalão das principais marcas de varejo brasileiras. E contou com a participação do presidente da Apex-Brasil, David Barioni; do Vice-governador do Estado de São Paulo, Dr. Márcio França; do Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia; do presidente da Abrasce, Glauco Humai; da presidente do IDV, Luiza Helena Trajano e do presidente do CNDL, Honório Pinheiro, entre outras autoridades.
Para mais informações, solicitação de entrevistas, fotos ou vídeos, entrar em contato com:
Claudia Hanser – claudia.hanser@localhost – (11) 4871.3952 / (11) 98129.5200
Daniela Santos – daniela.santos@localhost – (11) 4871.3961 / (11) 96013.4424
SOBRE A ALSHOP:
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

