A data disputa a preferência dos lojistas com a sexta-feira, dia em que o fluxo de clientes aumenta devido ao fim das atividades profissionais
Ter as portas abertas aos domingos e feriados é uma estratégia que mostra-se cada vez mais lucrativa para as empresas do comércio varejista. Isso afora a sazonalidade de datas comemorativas como o Dia das Mães, Namorados, entre outras, que são determinantes e representam períodos de forte crescimento nas vendas. Dentre diversos ramos de atuação, empresários de áreas como as de vestuário, calçados, entretenimento, além dos supermercadistas, por exemplo, já consideram o domingo o seu segundo melhor dia em vendas.
O comércio na data, perde apenas para as vendas realizadas aos sábados. Nos shopping centers (malls) a premissa é confirmada, sendo que o domingo disputa a preferência dos lojistas com a sexta-feira, dia em que o fluxo de clientes aumenta devido ao fim das atividades profissionais e da proximidade dos dois dias de descanso. Segundo Luis Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop), a abertura das lojas nos dias mencionados foi um pleito conquistado pela entidade durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2002 e 2006.
“Os lojistas passaram a analisar o fluxo de pessoas que transitavam aos domingos e feriados. Perceberam que estavam deixando de lucrar e frustrando o consumidor que frequentava os shoppings nesses dias”, explicou.
Silva comentou também que, dentre os dias de maior movimentação, o domingo compete diretamente com a sexta-feira. E por vezes torna-se mais rentável aos lojistas. “O domingo fica entre o segundo e a terceiro melhor dia para as vendas dentro de um shopping”, disse ele.
Com isso, as lojas presentes nos diversos centros de compras espalhados pelo Brasil ganharam 52 dias a mais, no ano, para comercializar seus produtos. Com o aumento das vendas, isso passou a suprir os gastos trabalhistas extras, com nenhum prejuízo
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Ildefonso da Silva, quando questionado sobre a possibilidade de alguma operação não ser rentável nessas datas, mencionou apenas as empresas de prestação de serviços (lavanderias, salões de beleza, entre outras), possuem uma menor procura por parte do consumidor. O especialista fez questão, porém, de ressaltar o desempenho das praças de alimentação, com ênfase às operações de fast-food, nos dias em questão. “Domingos e feriados são dias excelentes para quem atua na praça de alimentação. Primeiro porque as pessoas aproveitam a ida ao cinema para comer algo no shopping mesmo. Segundo pelas famílias que optam por se alimentarem fora de casa, aos fins de semana. Elas procuram os centros de compras para isso. Com a demanda, a praça de alimentação da grande maioria dos empreendimentos tem um horário de funcionamento diferenciado do das lojas: das 11h às 23 horas, aos domingos e feriados.”
A explicação do desempenho em dias que são considerados de descanso para o consumidor deve-se à vida atribulada dos mesmos, que costumam preferir abastecer a dispensa, ou adquirir outros itens nos dias em que o trabalho não os atrapalhará.

