Dia das crianças: Momento de iniciar as vendas de Natal

Especialista apresenta a receita para lojistas venderem bem no Dia das Crianças e antecipar as vendas de fim de ano

Datas comemorativas são sempre sinônimo de aumento de vendas para o varejo. Quando uma nova data se aproxima, é comum ver pesquisas projetando crescimento de 10, 15% no faturamento e reportagens contando o que é preciso fazer para vender mais naquela ocasião específica.

Porém, Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo e diretor da consultoria Tekoare, tem outra visão sobre essas datas – principalmente para as vendas relacionadas ao Dia das Crianças (próxima grande ocasião do calendário). Para ele, o bom mesmo nesse período do ano é vender agora fazendo a pré-venda para o Natal, já que as duas datas estão separadas por menos de 60 dias.

Pensando nisso, ele sugere que os comerciantes pensem em ações para garantir que o cliente que compra o presente para o 12 de outubro compre também para o 25 de dezembro. “Seria muito legal dar um aditivo de desconto para as vendas do Natal. Você pode fazer uma promoção da seguinte maneira: 5% de tudo o que o cliente gastar no Dia das Crianças é revertido em desconto nas compras do Natal”, sugere.

Além disso, ele recomenda ainda que você antecipe o Natal pensando em manter bons resultados de vendas antes mesmo da agitação que se inicia dia 15 de dezembro. “Para isso, proponha que o desconto obtido no Dia das Crianças seja utilizado entre os dias 1º e 15 do último mês do ano. Assim, você evita grandes tumultos próximos à data festiva e ainda garante seu caixa cheio”, analisa o consultor.

Para o sucesso no atendimento

Mas fazer apenas uma promoção bacana para o Natal pode não ter o resultado que você espera em termos de vendas no Dia das Crianças. Para isso é preciso mais. Claudio Diogo tem algumas sugestões.