Os sinos, a neve artificial e os papais noéis espalhados pelo comércio anunciam: é tempo de Natal. Nas lojas e shopping centers de Porto Alegre, aos poucos vai revelando-se a decoração que sinaliza o início da temporada de compra de presentes. E os esforços para atrair os olhos dos consumidores não são poucos. A preparação para o principal período de vendas do ano começa muito antes da chegada do bom velhinho, demandando cuidados e recursos milionários dos centros comerciais.
É o caso do BarraShoppingSul. Inspirado no balé O Quebra-Nozes, a decoração de Natal começou a ser programada em março deste ano, mesmo com lançamento tendo ocorrido em 31 de outubro. Com investimento superior a R$ 2 milhões, são 22 árvores, uma delas com 13 metros de altura, 38 soldadinhos em fibra, 21 guirlandas, sete bonecos animatrônicos e 23 mil microlâmpadas, cercados por elementos vermelhos e dourados que se somam aos símbolos de um dos mais conhecidos contos de Natal.
Todo o arsenal de ideias e peças que compõem a caracterização natalina do BarraShoppingSul e de outros 130 shoppings no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Angola foram pensados e desenvolvidos pela Cipolatti, maior empresa do segmento na América Latina. Somente no Rio Grande do Sul, a companhia assina a decoração do Shopping Bourbon Assis Brasil, BarraShoppingSul, Bourbon Shopping Country, Bourbon Ipiranga, Bourbon Novo Shopping, Bourbon São Leopoldo, Paseo Zona Sul, Porto Alegre Centerlar e Shopping Center Iguatemi Caxias.
A sócia da empresa, Ana Cecília Cipolatti, revela que a principal tendência para o varejo de grande porte é a interatividade. De acordo com a empresária, esse é o tipo de estratégia que cai no gosto não somente das crianças, mas também dos adultos. “Os shoppings buscam decorações que causam bastante impacto, as pessoas querem sair do cotidiano e da passividade e passar por uma experiência memorável e sensorial”, argumenta. Nesse contexto, ela aponta que o uso de luzes inteligentes, decorações com aroma e bonecos animatrônicos são os mais requisitados.
Em 2012, os clientes da Cipolatti vão demandar nove mil bonecos de pelúcia, 430 mil bolas de Natal, 130 mil laços, 260 árvores com mais de seis metros, 9,2 mil guirlandas e 6,5 milhões de microlâmpadas. E, apesar da grandeza ostentada pelos grandes shoppings centers nessa época, o pequeno varejo também pode usar a criatividade para decorar as lojas com menos recursos. Ana Cecília destaca que, nestes casos, o menos é mais. As principais dicas são a escolha de decorações que valorizem uma única cor, onde o dourado, o vermelho e o verde são os que melhor caracterizam o momento.
Com seus símbolos típicos e tradicionais, inovar na decoração natalina pode ser um desafio. A sócia da empresa especializada Cipolatti, Ana Cecília Cipolatti, explica que é preciso levar em conta as características arquitetônicas e culturais do local onde o processo será desenvolvido, mas que a concorrência entre os diferentes shoppings centers obriga a companhia a pesquisar novas alternativas.
Trazer elementos até então inexplorados também vem sendo uma opção dos centros comerciais para ganhar diferenciais frente a uma data com características marcadas. O Shop-ping Total, em Porto Alegre, promove, a partir do próximo sábado, o Natal Gaúcho. A ideia é valorizar aspectos da cultura regional, sem abrir mão dos símbolos clássicos da festividade. No dia 30 de novembro, será realizada a chegada do Papai Noel. Além da já tradicional descida do Papai Noel pela chaminé, o evento conta com atrações musicais e show de fogos de artifício.
Já o Praia de Belas Shopping, também na Capital, inaugura sua decoração amanhã focando nas fiéis escudeiras do Papai Noel: as renas, que seguindo a tendência interativa, vão conversar com os pequenos visitantes. Além disso, a programação do shopping conta com oficinas lúdicas para as crianças.

