COUROMODA aposta em palestras sobre varejo de moda e calçados

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Fórum Couromoda/São Paulo Prêt-à-Porter traz informações que vão das tendências do marketing de moda ao conceito de "Costumer Centricity"

Com novo formato que prioriza palestras mais curtas e simultâneas, o Fórum Couromoda/ São Paulo Prêt-à-Porter apresentou neste segundo dia de evento temas pontuais para o varejo de moda e calçados. Especialistas em diversas áreas levaram aos lojistas informações atualizadas sobre o mercado e suas particularidades, desde assuntos relacionados à importância da comunicação com digital influencers até detalhes sobre o conceito de "Costumer Centricity".

Rafael Terra, consultor e jornalista especializado em marketing digital, falou sobre as estratégias para encontrar e engajar os influenciadores digitais certos de acordo com o perfil de cada marca. "As pessoas não acreditam mais em logos, mas acreditam em pessoas. A interação com os influencers é uma forma de humanizar a marca", disse.

Já Clara Bianchini, empreendedora e consultora de inovação colaborativa da CO-VIVA, explicou como funciona o "Costumer Centricity", onde as empresas deslocam o cliente para o centro da operação. Fazendo um paralelo entre a Era Digital e os modelos de negócios de décadas passadas, a expert ressaltou os desafios das marcas numa época de múltiplas realidades e individualização do consumo. "O papel das empresas sofreu uma mudança significativa neste momento em que o consumidor é o centro do negócio. Hoje, elas precisam conceber ferramentas para facilitar o novo estilo de vida que uma pessoa deseja viver", afirmou.

"A passarela como construção de marcas de moda" foi tema da palestra ministrada pelo designer, produtor de moda e figurinista Antonio Rabadan. Ele ressaltou a importância de integrar o que está nas passarelas com o ponto de venda, alinhando o mesmo conceito em toda a comunicação da marca para atingir resultados positivos nas vendas. Rabadan também analisou a mudança de conceito nas passarelas, que hoje vai além do desfile e engloba tudo o que acontece ao redor. "Passou a servir como plano de fundo para as pessoas que estão lá e realmente se comunicam com o público da marca", destacou.

Para abordar "O e-commerce e as lojas virtuais", Daniel Dias, Especialista em Gestão de E-commerce & E-business e sócio-diretor da 360° Varejo, demistificou as principais causas de sucesso e fracasso que envolvem o planejamento e gestão de uma loja virtual e apontou as tendências para esse modelo de negócios. "As mudanças de comportamento do consumidor farão com que as marcas apostem cada vez mais no marketing digital para atender aos desejos dos clientes – o que ele quer, na hora que ele quer. Com isso, o modelo omnichannel será fundamental para manter presença, realizar vendas e ampliar o diálogo", explica o especialista.

Karina Kotake, especialista em marketing estratégico de consumo nos mercados de moda e beleza, realizou a palestra "Tendências do Marketing de Moda 2018" e deu dicas valiosas para que as empresas calçadistas foquem em estratégias de marketing digital. "Com a internet e a tecnologia, surgem a cada dia novas tendências e formas de consumo e o grande desafio do marketing é buscar formas de interagir e compreender esse novo consumidor. O 'Figital', por exemplo, que une o físico ao digital, já é uma realidade. Outras oportunidades para agilizar a comunicação e as vendas estão no WhatsApp Business, na realidade aumentada e na flexibilização dos padrões de beleza para aproximar os consumidores das marcas", explica Karina.

Já a palestra "Shoes & Bags: A beleza dos acessórios na imagem da moda", apresentada por Meline Moumdjian, fez um paralelo entre as peças e o impacto na imagem da mulher a partir da análise do feminino e seus aspectos emocionais. "Há um movimento global de valorização de uma atitude mais leve, com equilíbrio em vários aspectos da vida, e isso reflete na moda", diz a especialista.

SERVIÇO:

COUROMODA

45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

couromoda.com

@couromoda

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

8ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios

saopaulopretaporter.com

@sppretaporter

15 a18 de janeiro de 2018

Segunda à quarta-feira: das 10h às 20h

Quinta-feira: das 10h às 17h

Expo Center Norte – São Paulo