Consultor dá dicas para comércio melhorar vendas no Dia dos Pais

O comércio se prepara o ano todo para as vendas em datas comemorativas pontuais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e, brevemente, o Dia dos Pais. Além de apresentar novidades e preços convidativos, um atrativo que destaca o comércio aos olhos do consumidor é o aspecto visual do estabelecimento. Segundo o consultor de mercado e varejo Carlos Vitorino, as lojas que investem na imagem do espaço físico e de produtos para atrair o público aumentam as chances de obter lucro em até 40%. “É necessário, além de investir no marketing visual, analisar e compreender o consumidor moderno. Com o perfil analisado, fica mais fácil identificar quais produtos farão sucesso nesta época do ano”, afirma.

Com as datas do varejo determinadas anualmente, o público se prepara para buscar o presente ideal àqueles que merecem receber tal. Dessa forma, as lojas já se preparam para atender tal demanda. “No Dia dos Pais, estamos acostumados a dar presentes com apelo paterno. Geralmente são camisas, ferramentas ou artigos esportivos que mais são procurados. Mas com a mudança do perfil do público, as lojas precisam ficar atentas para não perder vendas e atender as expectativas desse variado mix de pessoas”, destaca Vitorino.
O consultor afirma que o perfil do consumidor atual é mais facilmente definido pelo que ele não é. Com a variedade de compradores, surgiram nos últimos anos diversos estabelecimentos que buscam atender às necessidades do público. A quantidade de produtos que recheiam as lojas e enfeitam as vitrines tem como objetivo, além de atender a expectativa do consumidor, retornar para a loja, em forma de lucro, todo investimento feito para determinada ação.

Vitorino conta que os estudos feitos pelos estabelecimentos são importantes para definir uma estratégia para atrair consumidores, porém não definem os sentimentos e verdadeiros motivos que levam uma pessoa a decidir por este ou aquele produto ou serviço. Manter uma visão estreita e focar na mesma trilha anterior, onde se recicla o que foi feito no ano anterior com pequenas alterações, podem não gerar grande impacto no consumidor.

Muitas lojas permanecem no paradigma, utilizando expressões já conhecidas como “O seu Pai merece” “Prove o seu Amor” “Demonstre seu Carinho”. Vitorino explica que é preciso revolucionar de forma criativa e inovadora, com uma abordagem atualizada que requer um entendimento muito prático de quem é o pai moderno, como ele compra,de quem são os filhos modernos e como eles querem demonstrar os seus sentimentos.

Para que a ação apresente um efeito positivo é necessário um planejamento, que depende muito da complexidade da ação. Segundo Vitorino, no varejo moderno e com essa variedade de perfis, planejar e acompanhar as tendências são as bases para ações bem feitas e com investimentos corretos, que seguramente serão mais elaboradas e assertivas. “Aliado a essas bases está a inovação para surpreender o mercado. Esses itens são fundamentais para garantir o lucro do comércio, tornar determinada campanha marcante na memória do consumidor e atrair público em todas as épocas do ano”, finaliza.