Construção de novos centros de compras em Jundiaí irá injetar cerca de R$ 400 milhões

A campanha publicitária do Jundiaí Shopping, no interior paulista, orçada em R$ 5 milhões, aponta a construção de empreendimento em uma cidade com força de Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é superior aos de Paraíba, Piauí ou Alagoas. E alavanca números para aguçar o bolso de quem tem poder para investir, abrindo caminho para centros de compras gigantescos e milionários.

A construção de dois novos shoppings em Jundiaí vai injetar pelo menos R$ 400 milhões na economia do município, segundo cálculos da prefeitura. Este montante corresponde a 40% do Orçamento de Jundiaí para este ano, estimado em R$ 1 bilhão. Os números da Secretaria de Desenvolvimento Econômico são calculados com base em dados dos próprios empreendimentos, o Jundiaí Shopping, na avenida 9 de Julho, e o Shopping Iguatemi, que será erguido na marginal da rodovia Anhanguera. Mas devem crescer com o avanço das obras.

Segundo Pedro Cortes, superintendente de incorporação da Multiplan, hoje a construção do shopping na 9 está estimada em R$ 240 milhões, cerca de R$ 60 milhões a mais do que foi planejado em setembro de 2008. O público-alvo imagindo pelo novo shopping faz parte das classes A e B, “com alguma parcela da C”.

As obras no terreno da antiga Vigorelli começam em outubro próximo, com previsão de inauguração em setembro de 2012. Por isso, muitas cifras e dados do shopping ainda estão no cofre. O executivo da Multiplan não quis falar sobre o quanto precisam ter os futuros investidores nesse que pode (e deve) se tornar o metro quadrado mais caro de Jundiaí e região. “Esse tipo de informação não é divulgada pela empresa”, diz.

A resposta faz parte da estratégia de mercado de uma empresa que pesquisou o bolso do jundiaiense durante dois anos antes de bater o martelo. Cortes se mostra entusiasmado quando fala da campanha veiculada em jornais e no horário nobre em rede nacional de TV, inclusive em canais a cabo.

“A campanha proporcionou um retorno surpreendente. Provocou ainda mais o interesse de potenciais lojistas, além de dar uma visibilidade muito ampla ao empreendimento, tanto que alguns operadores já assinaram contratos”, diz, claro, com a preservação de nomes. “Questões estratégicas.”

A Multiplan prevê lojas inéditas na cidade e grandes varejistas. E já atende ligações onde do outro lado da linha estão formadores desse PIB local com poderes estadual. “A procura de lojistas locais é enorme. Isso reforça mais o entendimento que tivemos há dois anos, de que a carência de um projeto desse porte era substancial na cidade.”

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os novos shoppings da cidade devem gerar de 4 mil a 5 mil empregos. “Jundiaí será uma grife. Se uma cidade tem tantos shoppings é porque há riqueza para isso”, gaba-se o secretário Ari Castro Nunes Filho.