Confiança do consumidor aumenta 1,9% em junho, aponta FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,9% entre maio e junho de 2010, ao passar de 116,3 para 118,5 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal, de acordo com divulgação da Fundação Getulio Vargas (FGV). O ICC é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor.

Em junho, tanto as avaliações sobre o momento quanto as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se mais favoráveis. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,6%, ao passar de 128,5, em maio, para 130,6 pontos, atingindo nível recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo. Após cair 0,4% em maio, o Índice de Expectativas (IE) recuperou-se, ao elevar-se em 2,1%, de 109,8 para 112,1 pontos, o melhor resultado desde maio de 2009.

Assim como no mês anterior, o quesito que mede o grau de satisfação com a situação econômica local foi o que mais contribuiu para a evolução do ICC. A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica atual como boa aumentou de 22,3% para 23,6% do total entre maio e junho. A parcela dos que a consideram ruim caiu de 27,7% para 25,4%.

A expectativa em relação à situação econômica nos seis meses seguintes também melhorou: a proporção de consumidores prevendo melhora aumentou de 27,5% de 28,8%; já a dos que preveem piora diminuiu de 12,1% para 10,6%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de junho de 2010 foi realizada entre os dias 31 de maio e 18 de junho de 2010.