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Depois de dois anos em queda, setor registra alta nominal também nos dados do ano, com crescimento de 5% das vendas
Recuperação. Essa foi a tônica do ano para o varejo brasileiro que retomou o crescimento e voltou ao patamar de vendas e faturamento registrados antes dos anos de crise. Esse é o diagnóstico da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – que divulgou na manhã de hoje, 26, o resultado das vendas do ano e do período de Natal.
Se as perspectivas já eram otimistas – com projeção de 4% de crescimento – o resultado foi ainda mais positivo. As vendas em shopping no Brasil em 2017 atingiram R$ 147,5 bilhões, correspondendo a um aumento nominal de 5,0% sobre 2016. Já o período de Natal 2017 movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas, um crescimento de 6% em relação ao ano passado.
“Festejando ao longo do ano um crescimento nominal de 5%”, avaliou Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, ressaltando a inversão da curva de queda. "Ainda não é um crescimento vertiginoso, mas compensamos as perdas dos anos anteriores e chegamos a 2018 mais otimistas", reiterou.

Alguns fatores contribuíram para esse resultado, entre os quais se destacam:
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os dados do mercado de trabalho mostram sinais de recuperação lenta e gradual, pois a taxa de desemprego vem caindo desde abril de 2017, embora tenhamos ainda cerca de 12,5 milhões de desempregados;
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o programa da liberação das contas inativas do FGTS injetou R$ 44 bilhões na economia e beneficiou 25,9 milhões de trabalhadores que puderam sanar dívidas, abrindo espaço para voltar aos financiamentos e consumir;
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o saque do PIS/Pasep liberou, mais recentemente, R$ 15,9 bilhões de recursos do fundo para 7,8 milhões de cotistas, que poderá contribuir para o varejo,
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o mercado de trabalho brasileiro no 3º trimestre de 2017 movimentou R$ 188 bilhões em salários, que representa R$ 7 bilhões a mais em circulação na economia no período de um ano, melhorando a expectativa de consumo e vendas para o natal;
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a redução da taxa básica de juros para 7%, a menor taxa desde 1999 quando o Bacen adotou o sistema de metas de inflação, favorece a queda das taxas de financiamentos, instrumento importante para o consumo;
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a redução da inflação tem sido fator fundamental para a evolução da massa de renda, levando mais consumidores ao mercado, fator positivo para maior dinamismo no varejo no fim de ano;
Nabil completa que, para 2018, "esperamos ter uma curva positiva de crescimento com a retomada do emprego e de grandes investimentos de redes varejistas". O presidente da Alshop também se posicionou favorável á Reforma da Previdência, que espera ver aprovada já em fevereiro.

