Pesquisa conduzida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj), em parceria com a Fecomercio-RJ, aponta que a Brastemp foi a marca que liderou a preferência dos consumidores cariocas para a aquisição de eletroeletrônico em fevereiro, registrando 13% de intenção de compra no período. LG (9,53%), Consul (7,38%) e a Sony (7,23%), foram outras fabricantes que obtiveram parcela significativa de mercado. Já entre os produtos, o ventilador foi novamente o equipamento mais demandado mês passado, com 44,64% de pretensão de compra, seguido pelo telefone celular (27,27%) e o ar condicionado (20,33%).
De acordo com a pesquisa, o bom desempenho da Brastemp pode ser atribuído ao fato da empresa liderar os segmentos de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, os chamados produtos da linha branca, além de figurar entre as três principais fabricantes de ar condicionado. Segunda marca mais popular entre os entrevistados, a LG alcançou a posição graças à boa participação no segmento de televisores, além de possuir boa presença em mais de sete dos dez mercados de produtos pesquisados. Já em relação à Cônsul, o estudo avalia que o resultado se deu em função do bom desempenho nos segmento de linha branca e de ar condicionados. Entre os eletroeletrônicos pesquisados, o ventilador liderou novamente a pretensão de compra, com 44,64% das intenções, seguido pelo telefone celular (27,27%) e o ar condicionado (20,33%). Como nas edições anteriores do estudo, o Simerj atribui às altas temperaturas no verão a grande procura por ventiladores e ar condicionados.
O estudo, realizado entre 8 e 12 de janeiro, ouviu cerca de 2,8 mil pessoas em cinco locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e avaliou as pretensões de compra de dez produtos (cinco eletrodomésticos e cinco eletrônicos): ventilador, televisão, aparelho de som, ar condicionado, telefone celular, computador, aparelho de DVD, máquina de lavar, fogão e geladeira.

