Brasil tem 7,9 milhões de clientes de TV por assinatura, diz Anatel

O número de domicílios com TV por assinatura no Brasil aumentou 2,5% em março, na comparação com fevereiro, somando 7,919 milhões. Foram obtidas 194,1 mil novas assinaturas no mês. Segundo os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento no acumulado do primeiro trimestre é de 3,9%. A agência usa a estatística do IBGE, segundo a qual a média nacional é de 3,3 habitantes por domicílio, para estimar que a TV por assinatura é consumida hoje por mais de 26 milhões de brasileiros.

O maior percentual de crescimento em março foi dos serviços por satélite, de 5,7%, para um total de 3,085 milhões de assinantes (39,1% do total). As assinaturas de transmissão a cabo aumentaram 0,7%, para 4,463 milhões (56,5% do total). A fatia restante, de 4,4%, pertence a assinantes de serviços por micro-ondas (MMDS), cujo número caiu 1% em março, para 347,147 mil domicílios.

Nos últimos 12 meses, dentre os estados com maior crescimento nos serviços de TV por assinatura, o Amapá teve destaque, com avanço de 113,1%, seguido por Roraima, com alta de 85,8%.