Black Friday: shoppings esperam aumento de fluxo e vendas

~

Mega promoção deixa os empreendimentos otimistas

O consumidor brasileiro já está se acostumando: a última sexta-feira de novembro é dia de promoção! Isso porque a "Black Friday" está se consolidando do varejo brasileiro. Tanto que, segundo estudo da MindMiner e TopperMinds, 28% da população pretende antecipar as compras de Natal durante a promoção. A pesquisa, feita com 500 consumidores entre 10 e 14 de novembro, aponta que apenas 15% dos entrevistados não vão comprar nada na data – por estarem desempregados, economizando ou não precisarem de nada no momento.

Shopping Tijuca

Os números mostram que, no ano passado, a Black Friday teve um crescimento nominal de 8,7% em comparação com o ano anterior, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). E nesse ano estima-se que o crescimento das vendas chegue a dois dígitos também no varejo físico, acompanhando de perto o desempenho do e-commerce..

No Power Shopping Centerminas, por exemplo, espera-se incremento de 15% nas vendas e 20% no fluxo de clientes. “Entramos numa fase com boas expectativas econômicas e acreditamos que teremos um ótimo resultado. A grande vantagem da Black Friday é aproveitar os altos descontos e fazer antecipadamente as compras de Natal. Além de economizar, o consumidor não passa pelo stress e cansaço de comprar tudo na última hora”, destaca Jão Victor Saliba, gerente de marketing da GSA EPO, administradora do Power.

"A tendência é de que a Black Friday e as compras de fim de ano mantenham a alta que marcou o ano de 2017, que vem se consolidando como o período de retomada, ainda que tímida, da economia e do poder de compra do brasileiro", afirma Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics. Ele conta que o movimento dos shoppings já vem impulsionado pelo Dia das Crianças – com crescimento de 10,9% no movimento em relação à 2016.

3 dias + 70% de desconto!

Com tantas informações e expectativas, os shoppings brasileiros se movimentaram e criaram ações especiais para a data. Oferecendo promoções e descontos de até 70%, os empreendimentos esperam atrair fluxo e alavancar as vendas, especialmente entre os dias 24 e 26 de novembro. Lojas de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos são algumas das que aderiram aos descontos.

Movimento nos shoppings

Estendemos as ofertas durante todo o final de semana e reunimos uma variedade de marcas para atender a todos os gostos e bolsos. Esse é o momento ideal para garantir um presente para alguém especial ou se presentear”, detalha Amanda Colombo, superintendente do SuperShopping Osasco.

De acordo com o gerente de Marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães, a Black Friday é uma das maiores ações de vendas do mundo e ampliá-la para três dias oferece mais oportunidades para os clientes adquirirem seus produtos.

"Mais uma vez, as lojas vão promover um fim de semana inteiro de ofertas imperdíveis para os nossos clientes. Entre uma compra e outra, eles também poderão aproveitar as ações do Natal Authentic Games Minas Shopping com diversas inovações tecnológicas, entre elas realidade aumentada, realidade virtual, projeções mapeadas, bonecos animatrônicos, ações interativas, jogos e atrações para toda a família", declara.

No Shopping Ibirapuera as lojas participantes da Black Friday serão identificadas por meio de comunicação visual. Outro amigo do consumidor oferecido pelo centro de compras será o "Cardápio de Ofertas", onde constará o logotipo de cada marca participante e o percentual de desconto praticado.

"A ideia é facilitar a vida do consumidor, pois vamos indicar onde realmente haverá descontos. Cada loja estará sinalizada indicando que ali tem oferta Black Friday", explica Ricardo Portela, gerente de marketing do Ibirapuera.

Mais tempo para consumir

Os empreendimentos também apostam em um horário de atendimento diferenciado: os shoppings administrados pela BRMalls, por exemplo, funcionarão das 9h às 23h na sexta (24) e no sábado (25), e das 13h às 21h no domingo. Os mall da Aliansce seguem a mesma premissa: funcionamento extendido, mais dias de promoção e descontos agressivos: as promoções são uma ótima oportunidade para os consumidores e para os lojistas”, explica Ana Paula Niemeyer, Gerente de Marketing da Aliansce.

Cada centro de compras terá, também, atrações especiais, como apresentações musicais e ações específicas para crianças.

Nas operações da Multiplan, como o DiamondMall, a Black Friday será realizada em conjunto com a Lápis Vermelho, tradicional liquidação da rede realizada no período de Festas. “A Black Friday é uma ótima oportunidade para antecipar os presentes de Natal, comprando produtos de qualidade e com descontos imperdíveis. Além disso, os clientes terão a oportunidade de participar da nossa promoção de Natal”, pontua o gerente de Marketing do shopping.

Tempo de fidelizar!

Outros shoppings atrelaram as promoções da Black Friday com ações de fidelização do consumidor. É o caso do Iguatemi Alphaville, que criou a Máquina de Descontos, ferramenta online que sorteia ofertas dos lojistas e benefícios do shopping. Algumas das marcas mais apreciadas pelos consumidores do mall, como a Tok&Stok, Schutz, Sephora, Mundo Enxoval e Camicado, participam da ação e preparam promoções nos mais diversos produtos. “A Black Friday é sempre esperada por nós e a participação dos nossos lojistas e clientes tem sido crescente, ano após ano. Os brasileiros têm se programado para aproveitar as promoções das lojas na data que já é considerada uma das principais para o varejo”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

E são os consumidores e frequentadores de shoppings os maiores beneficiados por todas essas ações e oportunidades!