Black Friday “passa em branco” em shoppings e lojas de Manaus

A Black Friday, sexta-feira recheada de descontos que precede o tradicional feriado norte-americano de Ação de Graças, começou a ser aproveitada também pelo comércio brasileiro em 2010. No entanto, as principais lojas de Manaus ainda não aderiram à data.
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Procuradas pelo G1, as assessorias de quatro shoppings da capital amazonense afirmaram que os centros comerciais não participam das 24h de “megadescontos”, nesta sexta-feira (13). Contudo, empresas populares da cidade, como a Bemol e a Mirai Panasonic estão com promoções já previstas em todas as lojas, mas sem relação com a Black Friday, de acordo com os gerentes das duas lojas.

Para o economista José Laredo, a decisão de participar ou não da Black Friday depende não da cultura do amazonense, e sim da logística de cada empresa. “Para fazer isso, o lojista tem que ter plenos conhecimentos da sua estrutura de custos operacionais, empregados, aluguel, água, luz, telefone. Outra coisa que deve ser observada é se a loja tem condições de repor futuramente estoques que já foram vendidos. Há uma margem-limite para apresentar desconto. Não dá para apresentar uma promoção só para mostrar que se enquadrou na Black Friday”, pondera.

Ainda de acordo com Laredo, não existe uma data específica que seja propícia a descontos em massa. “Toda época do ano é boa para apresentar uma oferta ao consumidor. Não é porque a Black Friday antecede o Natal que ela é a melhor opção”, conclui o economista.

Este ano, no Brasil, a Black Friday terá a participação de ao menos 300 lojas virtuais, incluindo grandes varejistas como WalMart.com.br, Magazine Luiza, TAM, Netshoes, Americanas.com, Shoptime, Submarino, entre outros, de acordo com o portal Busca Descontos, que coordena o evento em parceria com algumas redes no país. As lojas prometem oferecer descontos que podem chegar a 75%.