Os apaixonados por fuscas não podem perder a Exposição “História do Fusca” que estará no Shopping Park Europeu do dia 06 a 31 de maio. Estarão em exposição 15 carros, entre eles três modelos cedidos pela Breitkopf: o último modelo construído na época do ex-presidente Itamar Franco, o New Beetle e o novo fusca, modelo 2013. Haverá carros das décadas de 50, 60, 70,90 e 2000. Uma raridade que estará presente é o fusca 1954, fabricado na Alemanha e importado para o Brasil. De acordo com um dos membros do Pomer Volks – Fusca Clube, Jean Carlo Souza, a característica marcante deste modelo é a janela traseira no formato oval. Muitos modelos são verdadeiras relíquias, com acessórios ainda originais, apesar da idade avançada.
Quem visitar a exposição, poderá acompanhar a evolução do fusca ao longo dos anos. A história deste carro, que tem estado na vida de praticamente todos os brasileiros, é uma das mais complexas e longas. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país, na Alemanha. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.
Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado, no modelo original, há muitos anos.
O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.
New Beetle
O New Beetle é a reedição do fusca com algumas modificações. Em 1998, o mundo conheceu o New Beetle com formas idênticas ao antigo modelo, porém, com mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4ª geração. O modelo também é mais refinado, possuindo bancos de couro, direção hidráulica, câmbio automático, ar condicionado, air-bags e reforços estruturais que absorvem a energia de um impacto em caso de acidentes.
Serviço
O que: Exposição “História do Fusca” do Pomer Volks – Fusca Clube
Quando: de 06 a 31 de maio
Horário: das 10 às 22h, domingos e feriados, das 14 às 20h
Gratuito
Onde: Shopping Park Europeu, ao lado do Quiosque da Brahma, piso térreo.
Endereço: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau (SC).
Estacionamento Gratuito

