Região Nordeste já conta com mais 12 empreendimentos em construção, quatro desses são em Fortaleza
Com 130 empreendimentos em construção no País, 90 em projeto e 802 ativos, a indústria brasileira de shopping center espera fechar 2012 com um faturamento superior a R$ 110 bilhões, sendo o Ceará responsável por 15% das vendas do setor, representando em torno de R$ 16,5 bilhões do total projetado.
Para Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o potencial do mercado cearense reflete a participação expressiva da Região Nordeste no varejo de shopping Center nacional. “A região Nordeste tem sido privilegiada com mais de 12 shoppings em construção. Aqui em Fortaleza há quatro empreendimentos (sendo construídos). O crescimento do setor no Ceará é pujante. Agora o Grupo Paes Mendonça está chegando para lançar dois novos empreendimentos na região. Grupos nacionais e internacionais também estão chegando aqui no Ceará”, diz.
Segundo ele, não é por acaso que a Capital foi escolhida para sediar o “1º Brasilshop – Congresso Internacional do Varejo – Edição Fortaleza”, realizado até hoje, no Hotel Gran Marquise. “O Ceará é a 12ª economia do Brasil e é o 2º maior PIB do Nordeste”, destacou, ontem, durante a abertura do evento, que teve como palestrante o ex-governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes.
Perspectivas
Antes da palestra, Sahyoun falou sobre as perspectivas do varejo e as tendências do mercado de shopping center no País. Ele explicou que nos últimos anos a perspectiva do varejo tem sido bastante positiva, principalmente porque as classes emergentes passaram a ter maior poder aquisitivo. “Elas entraram para o consumo no nosso mercado, especificamente, devido a uma política, que já vem do governo Lula, incentivando principalmente as famílias mais carentes a entrarem nesse mercado, trazendo a partir de 2007 um crescimento muito grande de consumo interno na nossa economia. Essa política tem sido mantida pela presidente Dilma, incentivando cada vez mais o consumo, baixando a taxa de juros, criando condições para alguns segmentos de incentivo como a indústria automobilística e também como o setor da linha branca”, exemplificou.
Geração de empregos
Nesse contexto, ele afirma que a estratégia da Alshop tem sido levar ao Ministério da Indústria e Comércio a importância de investir mais no varejo que, argumenta, é hoje o maior gerador de emprego hoje no País.
“Quando você lança um shopping center, de cara, na construção são criados de 2 mil a 2,5 mil empregos diretos. Quando o shopping é inaugurado são mais 4 mil empregos diretos. E assim a gente incentiva o governo a ajudar o pequeno empresário, pois nos shoppings, 50% são geralmente micro e pequenos negócios. E o governo está desenvolvendo uma política de juros cada vez mais baixos”, afirma.

