Alshop estreia formato inédito de evento

~

Sempre arrojada e inovadora, a Alshop esteiou, nessa terça-feira (17), um novo formato de evento: o CrossWords. Transmitido ao vivo pela internet, o Meeting de Marketing reuniu alguns debatedores na sede da Uniesp, em São Paulo, e foi assistido por dezenas de superintendentes de shopping centers, em todo o Brasil. Os profissionais puderam assistir ao streaming e participar via chat, enviando perguntas e mensagens aos participantes. O encontro foi mediado pela Diretora de Relacionamento da Alshop, Catia Baquini, e contou com a participação da palestrante Lucia Pedroso; do presidente da Uniesp, Dr. Fernando Costa; do presidente da Alshop, Nabil Sahyoun e do Superintendente do SP Market, Silvio Carvalho Neto.

Entre os temas abordados, a dificuldade na recolocação profissional e os desafios enfrentados pelos profissionais com mais de 40 anos na 'disputa' com outros, mais jovens e com salários mais baixos. Para enfrentar esses e outros desafios, a sugestão primordial é: manter-se sempre atualizado e investir em formação. "A especialização profissional é primordial para que o superintendente possa lidar com os múltiplos desafios que o shopping apresenta", resumiu Carvalho.

Ele, que veio do mercado financeiro, contou que as especializações me marketing e varejo foram fundamentais para o seu sucesso nessa indústria. "O superintendente deve fornecer soluções para os lojistas e para os empreendedores. O bom profissional vende serviços e não apenas o seu tempo", pontuou.

Lucia fez questão de ressaltar que as relações humanas são determinantes para o sucesso de qualquer empreitada – seja conseguir uma nova colocação ou incrementar o networking, e ponderou que “é preciso começar pelo beabá pois o básico muitas vezes se perde”. Em seguida, Carvalho lembrou que o bom profissional também se “tropeça” e indicou que os superintendentes “apareçam, frequentem palestras e workshops, invistam no network. E procurem as funções do mercado: às vezes, dar um passo atrás significa caminhar dois à frente”.

Especialização online

Atendo à discussão, o Doutor Fernando fez uma proposta inovadora: estabelecer parceria com a Alshop com o intuito de formatar e disponibilizar um curso online dedicado à especialização dos profissionais do varejo. “Podemos criar módulos que atendam desde às necessidades dos funcionários da loja, como atendimento, marketing e comércio exterior, até formatos mais completos, dedicados à especialização dos superintendentes”, sugeriu.

Prontamente, Nabil Sahyoun aprovou a ideia e se comprometeu a consultar profissionais de shopping e varejo para a criação do curso. “Essa indústria é muito dinâmica e a possibilidade de se atualizar em tempo real é uma oportunidade que não podemos perder”, assentiu o presidente da Alshop.

SOBRE A ALSHOP
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).