Com a cobrança cada vez maior por parte dos anunciantes por comprovação de retorno das ações de marketing e publicidade, o setor de mídia vê o cerco se fechar e as agências do ramo buscam encontrar soluções para medir a eficiência de seus serviços. Atentas a essa tendência, Olgivy, Talent e WMcCann, entre outras, correm para otimizar custos e elaborar medições de avaliação do retorno de investimentos.
Na WMcCann — resultado da fusão da W/ e McCann Erickson —, a ideia é aplicar ainda este ano métricas de ROI (retorno sobre investimento) para avaliar o desempenho dos investimentos de todos os clientes e também para otimizar essas verbas. “Nós vamos avaliar, por exemplo, o ciclo de mídia que os clientes consomem, o modo como isso é feito e estudar de que forma podemos maximizar este investimento”, explica Juliana Rojas, vice-presidente de Atendimento da agência.
Outra agência de olho nessa demanda é a Olgivy, que realiza estudo para identificar uma métrica de avaliação do retorno dos investimentos feitos em mídia, por ter sentido a pressão crescente nesse sentido em todos os segmentos. A agência atende contas como Magazine Luiza, Dove, Lacta e Claro. “Hoje em dia praticamente todos cobram com relação ao ROI, que costumava ser uma demanda ligada apenas às contas de varejo”, afirma Gustavo Gaion, diretor nacional de Mídia da Ogilvy Brasil. O estudo inclui indicadores de desempenho de vendas e de participação de mercado.

