Abertura do JK acirra disputa entre shoppings “premium”

O mercado de luxo de São Paulo ganhou na semana passada seu mais novo representante, o Shopping JK Iguatemi, que renega a alcunha de estar voltado para a classe A, mas traz marcas exclusivas como TopShop, MiuMiu, Lavin, Zara Home e Sephora – sim, quem viaja com frequência sabe que comprar na Sephora não tem nada a ver com luxo, mas some os tributos de importação de cosméticos ao fato de ser a primeira loja da rede no país, e verá que os produtos não estão ao alcance de todos. O motivo do JK Iguatemi recusar seu destino está a pouco mais de 2,5 km dali, o irmão mais velho Shopping Iguatemi, também do Grupo Jereissati. Os administradores do novo empreendimento juram que eles não são concorrentes, mas sim complementares. Afinal, muitas marcas que estão no “velho” Iguatemi não devem migrar para JK. Concorrente, na teoria, só o Shopping Cidade Jardim, da JHSF, a um rio de distância (o Pinheiros), de ambos os centros de compras. Os três shoppings têm suas vantagens, mas o Iguatemi perde, de longe, em arquitetura e conforto. Inaugurado em 1966, o primeiro shopping da capital paulista estava em linha com o conceito de comércio que se espalhava pelo mundo na época, de um local fechado e seguro, onde os clientes pudessem perder a noção do tempo ao fazer as comprar. Tanto o Cidade Jardim quanto o JK Iguatemi foram desenvolvidos renegando essa ideia de um espaço atemporal, com a valorização da iluminação natural e conforto dos clientes na hora de fazer as compras. Por exemplo, a possibilidade de fazer uma refeição ao ar livre. No entanto, o centro mais tradicional de luxo de São Paulo ainda ganha em oferta — são 330 lojas contra 180 do Cidade Jardim e 211 do JK Iguatemi —, um mix bastante democrático, na verdade, uma vez que conta com marcas como a C&A, Pão de Açúcar e uma gama de restaurantes bem mais variadas que seus concorrentes. Mas não duvide que o JK Iguatemi, tão logo esteja plenamente em funcionamento, já que hoje só tem metade das lojas abertas, vai incomodar. A vantagem é que como os três são muito pertos um dos outro, o novo roteiro de compras de luxo é possível de ser feito com apenas uns 20 minutos de distância. Se o trânsito permitir, é claro.