A BR Distribuidora fechou uma parceria com a BR Malls para a realização de um diagnóstico energético em mais de 30 shoppings da rede no país. O objetivo é identificar oportunidades de modernização (retrofit) dos sistemas de iluminação e climatização, além de geração no horário de ponta e venda de biodiesel.
Os diagnósticos já estão em andamento no Ilha Plaza e Fashion Mall (RJ), no Amazonas Shopping (AM), e no Metrô Santa Cruz (SP). Ainda não há estimativa do investimento necessário para a otimização energética de cada shopping. “A ideia é que a economia financeira gerada seja suficiente para pagar o serviço prestado”, destacou o gerente de Marketing de Negócios de Energia da Petrobras Distribuidora, Ricardo Mello.
A BR Distribuidora já criou projetos de climatização para o Ilha Plaza e Fashion Mall. O Ilha Plaza foi primeiro a receber o serviço, com contrato assinado em março do ano passado. O bom resultado de 2009 viabilizou a ampliação do projeto, de 620 toneladas de refrigeração (TR) para 1.480 TR. No Fashion Mall, a companhia investirá na ampliação de 900 TR para 2,1 mil TR e na diversificação da matriz energética, que, além do gás, passa a englobar energia elétrica.
Também está previsto retrofit nos dois shoppings, com uso de equipamentos como chillers, bombas e torres de resfriamento. Segundo Mello, o investimento no sistema de climatização pode gerar uma economia média de 65% no consumo de energia durante o processo de produção de água gelada.

