O Brasil acaba de receber um impulso significativo na área de produção mais limpa (P+L) com o lançamento da Leve+Verde, linha de embalagens de vidro substancialmente mais leves e que respeita o meio ambiente por adotar práticas menos agressivas em seu processo de produção. A linha já está disponível aos clientes e pode representar para o consumidor mais uma oportunidade de escolher produtos que preservam o meio ambiente.
A linha chega ao mercado nacional por iniciativa da maior fabricante mundial de embalagens de vidro, a O-I (Owens-Illinois), que investiu R$ 72 milhões em equipamentos, tecnologia aplicada e testes para disponibilizar embalagens de vidro de 18 a 25% mais leves em comparação com outras embalagens do mesmo formato e produzidas a partir da mesma matéria-prima. As embalagens já estão sendo produzidas nas fábricas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O que muda no processo de produção das embalagens Leve+Verde é a tecnologia aplicada na fabricação. Que aliadas às tecnologias próprias e patenteadas pela O-I, acrescida do know how dos profissionais da empresa que são altamente treinados, possibilita uma melhoria contínua do processo de produção e o faz mais leve em todos os sentidos: para o cliente e para a natureza.
Esse processo, além de reduzir o peso, resulta em um produto ainda mais sustentável. “O vidro é 100% reciclável e podemos considerá-lo o melhor exemplo de um produto ‘berço-a-berço’” afirma Rodney Montenegro, presidente da O-I Brasil. Ele completa “a Owens-Illinois, através de seus clientes está contribuindo para que os brasileiros levem mais verde para as suas casas e famílias”.
Essa iniciativa representa um dos maiores avanços na produção de embalagens de vidro e mantém a O-I na vanguarda tecnológica do setor. O lançamento da linha Leve+Verde também responde às demandas do mercado brasileiro e internacional, que cada vez mais estão escolhendo produtos oriundos de uma produção mais limpa (P+L), e com inovação contínua.
Coca Cola, Conservas Olé, Coniexpress, Miolo, Diageo, Femsa, são alguns exemplos de clientes O-I beneficiados pelo projeto. Com cerca de 300 empresas clientes, a O-I está sempre atuando alinhada às estratégias de negócios para oferecer soluções que irão impactar de forma positiva a atuação e presença dos clientes no segmento em que atuam.

