De 13 a 26 de maio, o Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, será palco da exposição “Black Barbie”, que homenageia a beleza negra e celebra os 30 anos da primeira Barbie negra, criada em 1980. A mostra, inédita no Brasil, conta a trajetória, por meio de 80 exemplares raros, das bonecas afrodescendentes da linha Barbie, incluindo suas primeiras amigas negras, criadas na década de 1960.
A mostra apresentará, em primeira mão no Brasil, as bonecas So In Style (S.I.S.) – a nova linha Barbie de bonecas negras com feições autênticas, como lábios mais grossos, nariz mais largo, maçãs do rosto proeminentes e cabelo mais encaracolado. S.I.S foi idealizada e desenvolvida por Stacey McBride-Irby, designer da Barbie há 12 anos, que queria criar uma linha de bonecas para refletir o cotidiano de sua filha e de sua comunidade. “É importante que as crianças, desde cedo, criem referências sobre suas raízes. A Barbie sempre refletiu culturas e tendências contemporâneas dos mais diversos povos e a linha So In Style é o exemplo mais recente disso”, afirma Ana Furtado, gerente da Divisão Girls da Mattel do Brasil.
Outra atração exclusiva da exposição será o modelo único de Barbie negra customizada pelo estilista brasileiro Wilson Ranieri, que se destacou na última edição do São Paulo Fashion Week pelo uso de estampas, cores e tecidos. No figurino criado pelo estilista, Barbie usa um elegante vestido confeccionado com a técnica de moulage – construir a roupa sobre um busto de costura. A exposição traz, ainda, dezenas de moldes de rostos que Barbie recebeu através dos tempos e revela a beleza negra em várias facetas: desde a alta-costura até a moda street, nas raízes africanas, nas profissões modernas e nos contos de fadas.
“Trazer ao Brasil e ao Pátio Shopping Higienópolis uma exposição inédita da boneca Barbie é, além de relembrar sua criação e beleza, entender a cultura ‘Barbie’ como ícone fashion de várias gerações. As bonecas inspiradas na cultura afro fazem homenagem, também, à África do Sul, que este ano receberá o maior evento esportivo do futebol”, afirma Marinei Cestari, gerente de Marketing Corporativo da Brookfield.
As bonecas expostas fazem parte do acervo do colecionador paulista Carlos Keffer, que possui uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie do Brasil. Em parceria com o fotógrafo Ricardo Schetty, Keffer tem realizado exposições itinerantes pelo país que já foram vistas por mais de oito milhões de pessoas, desde 2002. A agência EVA Comunicação é responsável por toda a comunicação visual do evento.
Alguns destaques da exposição: a primeira Barbie Negra (Black Barbie) e o primeiro Ken Negro (Ken Malibu), a Barbie Deusa da África (uma rara e valiosa boneca criada pelo consagrado estilista Bob Mackie), Barbie Bond Girl (espiã de 007, inspirada na atriz negra Halle Berry e no clássico “007 – Um Novo Dia para Morrer”), Barbie Uhura (a personagem do filme “Star Trek” e inspirada nos traços da atriz negra Zoe Saldana), Barbie Diana Ross, Christie Pop Life (a melhor amiga de Barbie com trajes inspirados na era moderna e nas criações de Paco Rabanne, o primeiro estilista que fez desfilar modelos negras), a Barbie Alvin Ailey (como uma bailarina em homenagem aos 50 anos da companhia negra de dança Alvin Ailey) e profissões como bombeira, médica e astronauta.

