Lucro do Pão de Açúcar sobe 33% no trimestre, para R$ 126,2 milhões

O grupo Pão de Açúcar, maior empresa de varejo do país, reportou lucro de R$ 126,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que equivale a um incremento de 33% sobre o resultado líquido de igual período do ano passado (R$ 94,858 milhões).

Quando descartado o resultado do Ponto Frio – que foi incorporado em meados de 2009 e teve prejuízo de R$ 3,7 milhões no primeiro trimestre -, o lucro do Pão de Açúcar soma R$ 129,86 milhões, marcando alta de 36,9% na comparação anual. Nessa base de comparação, a receita líquida (incluindo o Ponto Frio) subiu 50,2%, alcançando R$ 6,973 bilhões, enquanto o resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) marcou alta de 31,4%, para R$ 410,378 milhões. A margem Ebitda recuou de 6,7% para 5,9%. Os resultados não incluem os números da Casas Bahia, cujo acordo de associação anunciado em dezembro está sendo reavaliado pelas partes.

No balanço, o Pão de Açúcar informa que as vendas brutas no conceito mesmas lojas – que considera apenas unidades com pelo menos um ano de atividade – marcaram crescimento real de 9,6% no trimestre. Tal resultado tem um impacto de 1,8 ponto percentual das vendas de Páscoa.

A varejista ainda informa que investiu R$ 207,1 milhões no primeiro trimestre, mais do que o dobro em relação aos R$ 100,3 milhões de igual período do calendário anterior. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 11 novas lojas, sendo nove delas da bandeira Extra Fácil em São Paulo (SP).