General shopping teve queda de 98% em seu lucro líquido

A administradora de shoppings centers General Shopping registrou queda de 98% em seu lucro líquido. O montante passou de R$ 8,107 milhões no primeiro trimestre de 2009 para R$ 173 mil reais no mesmo período de 2010.

O lucro líquido de 2009 incluía um desconto do BNDES, no valor de R$ 15 milhões, por isso o lucro líquido de 2010 não poderia ser comparado a ele, afirmou Alessandro Veronezi, presidente da General shopping e diretor de Relações com Investidores. “Estão comparando mamão com laranja” afirmou. Somado a isso, a empresa efetuou uma nova emissão de sua dívida após o balanço, substituindo uma dívida curta e cara por outra mais longa e barata, segundo o executivo. Como a nova emissão foi feita depois do balanço, isso contribuiu para a despesa financeira elevada.

A receita bruta da companhia cresceu 16,2% em relação ao mesmo período de 2009. Ela passou de R$ 25,1 milhões no primeiro trimestre de 2009 para R$ 29,2 milhões em 2010. A receita líquida subiu 16,9% no primeiro trimestre desse ano em relação a igual período de 2009 – ela foi de R$ 26,5 milhões em 2010.

O resultado financeiro líquido no período foi negativo em R$ 14,3 milhões. Em 2009, a rubrica foi positiva em R$ 2,6 milhões, em decorrência do desconto do BNDES. O lucro bruto nos três primeiros meses de 2010 foi de R$ 20,3 milhões, com crescimento de 21,8% comparado aos R$ 16,7 milhões no mesmo período de 2009, com margem de 76,7%.