Com sua loja online, anunciada na segunda-feira (26/04), a HP não quer competir com varejistas e sim levar seus produtos a lugares aonde outros fornecedores não chegam, não importa se for com uma workstation ou com um cartucho de tinta. Parte de uma estratégia de expansão geográfica, o site complementa as HP Stores, lojas com identidade visual e produtos da HP, mas que são administradas por parceiros de canais. “É a primeira vez que se lança um site de vendas online com a cara HP no Brasil”, afirma a diretora de marketing do grupo de computação pessoal da HP, Renata Gaspar.
A política de preços da Loja Online HP será a de oferecer os produtos pelo preço de lista, tal como é sugerido para outros varejistas. “Temos uma política de canais, queremos evitar conflitos”, justifica. A HP diz que não haverá disputa por clientes por meio de descontos e promoções, ações comuns no e-commerce. Mas a compra online, a entrega com frete grátis em todo o Brasil e a oferta do catálogo completo podem atrair compradores que buscam comodidade, aposta Renata. “Principalmente em acessórios, cartuchos e toners, onde a variedade é grande e nem sempre é fácil encontrar o que se procura em lugares remotos.”
Para escolher a empresa que administraria o site, a HP promoveu uma seleção, tal como faz com quem deseja abrir uma HP Store. Para fazer parte da HP Store, um lojista deve solicitar seu credenciamento à HP. “É como uma franquia. A equipe da loja passa por treinamentos e deve obedecer a regras conhecidas por todos”, explica Renata. Atualmente há 18 HP Stores em funcionamento no País, e a meta é ampliar esse número para 40 até o fim do ano.
Com o site, o processo foi parecido, “com a diferença de que só havia espaço para um parceiro”, conta Renata. O Ponto Frio, que se fundiu recentemente com o Grupo Pão de Açúcar, foi o escolhido, “pela capacidade logística e pelos recursos digitais”, enumera a diretora.

