Em cinco anos de existência, o Shopping Prado, em Campinas, apontou um alto índice de crescimento de público, lojas e vendas. Os números conquistados superam até mesmo o faturamento da indústria de shoppings do Brasil, que, em 2009, registrou o aumento de 9,91% comparado a 2008; sendo que o Shopping Prado apontou a ascensão de 23,49% no mesmo período. No primeiro trimestre deste ano, o fluxo mensal de pessoas marcou a evolução de 10,4% sobre a mesma época de 2009. Mas não foi só o número de visitantes que elevou, o faturamento das lojas disparou igualmente: as âncoras registraram 29,1% de melhora e o restante das lojas evoluiu 13%.
De acordo com Rui Rabello, Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Serviços, Turismo e Agronegócios de Campinas, a região do Parque Prado cresceu simultaneamente com o Shopping, em virtude da instalação de empreendimentos imobiliários bem planejados, que possibilitaram o desenvolvimento da área sem a perda da qualidade do ambiente urbano. Rabello destacou que o planejamento urbanístico tem forte impacto na vida cotidiana do cidadão e este é um dos principais diferenciais da região que tende a prosperar ainda mais.
O território do shopping também foi expandido, a área bruta locável (ABL) passou em cinco anos de 5.820 m² para 7.480 m². Na área de lazer, o Cine Topázio acompanhou a evolução do empreendimento e atingiu um aumento expressivo no número de expectadores: de 2008 para 2009 houve o crescimento de 70%. Atualmente, o Shopping Prado oferece mais de 40 opções de lojas, entre masculina, feminina, infantil, esporte, gestante e outras.
A praça de alimentação também apresenta muitas opções de restaurantes e lanchonetes, agradando o gosto de todo o público. Além disso, no Shopping Prado, as pessoas têm a oportunidade de participar de aulas práticas, através da Central de Cursos. Todo mês há uma programação, feita em parceria com renomadas empresas como Black & Decker, Singer, O Boticário e Estilotex, que visa proporcionar momentos de aprendizado e lazer aos visitantes. O empreendimento também sedia mensalmente exposições e eventos culturais; e, durante as quintas, sextas e sábados é possível conferir apresentações de músicas que tornam as noites mais agradáveis.
Pesquisa realizada pela Pró-Pesquisa, em setembro de 2009, comprovou que 85% do público consumidor do Shopping pertence a classe A e B, e que a maioria é cliente fiel, retornando com frequência ao local depois da primeira visita. “Desde a inauguração do shopping, buscamos oferecer ao público muita praticidade através de lojas e serviços de boa qualidade com total segurança”, comenta Rui Scaranari, Diretor de Operações do Shopping Prado. Segundo ele, o centro de compras conquistou espaço e importância de forma muito rápida na cidade, valorizando a região e contribuindo para a abertura de postos de trabalho.

