Saiba o que muda no mercado de cartões no segundo semestre

A partir de 1º de julho deste ano, o relacionamento dos lojistas com as empresas que processam as compras com cartões vai passar por uma importante mudança. Essa nova realidade será resultado do fim do contrato de exclusividade que a Visa mantém no Brasil e que vigora até 30 de junho. Após essa data, o comerciante poderá aceitar as principais bandeiras de cartão de crédito e débito utilizando um único terminal. Essa opção vai trazer para o lojista maior comodidade e, eventualmente, redução de custos com o aluguel do equipamento, caso ele opte por uma única empresa adquirente.

Nos dias de hoje, o comerciante que quiser aceitar pagamentos com Mastercard e Visa, por exemplo, precisa pagar aluguel de dois terminais. A partir do segundo semestre, será possível efetuar as vendas de qualquer um desses cartões utilizando o mesmo equipamento. De acordo com sua necessidade, o empresário também poderá optar por manter dois ou mais terminais de diferentes processadoras.

Essa mudança, decidida conjuntamente entre o Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs), tem por objetivo tornar o mercado de cartões mais competitivo e democrático. Com o fim da exclusividade da Visa, bandeira mais conhecida do mundo, a Redecard anunciou que está se preparando para passar a aceitar cartões Visa em suas maquininhas a partir de 1º de julho.

No Brasil inteiro, pouco mais de 20% das compras são pagas com cartões. Em alguns segmentos do varejo, como as lojas de shopping centers, o cartão chega a ultrapassar os 60% das vendas do lojista. Essa popularidade tem vários motivos. Para o consumidor, pagar com cartão significa mais segurança porque ele não precisa correr riscos ao carregar cédulas e talões de cheques. Além do maior prazo para pagamento, há ainda a possibilidade de pagamento parcelado das compras. O consumidor conta também com os programas de relacionamento dos bancos, onde acumula milhas e pontuações.

Aceitar pagamentos com cartões também traz vantagens significativas ao lojista. Algumas delas são a segurança nas transações e a eliminação do risco de inadimplência. O cartão também dá ao lojista a possibilidade de oferecer prazo e parcelamento ao cliente do seu estabelecimento, incentivando as compras.

Além disso, o lojista tem hoje à sua disposição serviços que vão muito além das vendas por cartões. Entre eles está a recarga de celulares, a consulta a cheques através do terminal e a antecipação de recebíveis acertada diretamente com a credenciadora. A antecipação de recebíveis, um serviço que vem crescendo significativamente, consiste na liberação antecipada de recursos relacionados às vendas com cartões, mediante uma taxa de desconto.

Todos esses aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher a empresa que irá processar as vendas com cartões no seu estabelecimento. Antes de se decidir, o lojista precisa saber qual empresa oferece os serviços mais adequados às suas necessidades. Portanto, é importante observar se a credenciadora tem experiência em operar com variadas bandeiras e que outros serviços ela oferece, além das tradicionais operações de débito e crédito.