Lojas mantêm preço de carros sem repasse

Na primeira semana útil depois da volta integral da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, as montadoras anunciaram promoções que mantêm os preços antigos. As fabricantes já divulgaram tabelas oficiais com aumento de 3,6% a 4,3% correspondente ao repasse do tributo, mas, como as lojas estão com elevados estoques, a maioria dos modelos segue com preços iguais aos cobrados até 31 de março.

A previsão é de vendas de cerca de 270 mil veículos em abril, após atingir volume recorde de 353,8 mil unidades no mês passado, 60% a mais que em fevereiro e 30% superior a março de 2009. No trimestre, as vendas totais, incluindo caminhões e ônibus, cresceram 17,9% na comparação com o mesmo período de 2009, para 788 mil veículos. Para o presidente da General Motors, Jaime Ardila, enquanto tiverem estoque de carros faturados com o IPI antigo, as concessionárias “farão de tudo para que o consumidor possa se beneficiar do corte do imposto”. Para atrair consumidores às lojas na tentativa de escoar estoques, a GM lançou hoje a campanha “Chevrolet na mão”, que sorteará 25 modelos Celta e Agile entre compradores de carros novos da marca. O garoto-propaganda da campanha é o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt.

A Ford está com a promoção “Etiqueta vermelha”em que selos identificam os modelos sem o repasse de IPI.