Em continuidade ao plano de expansão da rede Barbara Strauss, especializada em joias contemporâneas, a oitava loja será inaugurada no mês de abril. A nova unidade está localizada no Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A região é uma das mais expressivas economicamente na cidade e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro é de 0,8, numa escala de zero a um, o que o torna uma das áreas especiais do município. O conceito de moda, incorporado à marca Barbara Strauss a partir de pesquisas e estudos de mercado, está absolutamente alinhado com as características do Rio de Janeiro, tanto demográfica como psicograficamente, aliado a hábitos de consumo pertinentes.
A Barbara Strauss aposta no sistema de franquias como forma de aumentar a distribuição dos produtos da empresa com a manutenção de usos e costumes locais. Com 40 m², a nova loja conta com projeto desenvolvido pela Marton+Marton, empresa especializada em arquitetura e design. O projeto arquitetônico reflete a inspiração da marca representada pela metamorfose da borboleta, além de traduzir aspirações e desejos das consumidorasalvo detectadas pelas pesquisas realizadas. A importância da moda, da vitrine, da diversidade do atendimento e do acentuado custobenefício levaram a uma loja de vitrine total, com exposição de peças de uma forma que possibilite o autoatendimento ou atendimento customizado, e os produtos são atualizados semanalmente.
A grife possui uma unidade industrial própria, ampliada em 2009, para acompanhar as previsões de crescimento em 2010, com a abertura de 10 lojas e faturamento de 11 milhões até o fim do ano. Em constante atualização, a Barbara Strauss, apoiada numa unidade industrial própria, cria joias diferenciadas e antecipa tendências. As coleções são voltadas para atender a mulher contemporânea, que é independente, vaidosa, antenada e bem informada.
A coleção de outono “Liberdade” é inspirada em um dos símbolos do feminismo, o planeta mais próximo da Terra e do Sol – Vênus – pela representatividade e mistérios de tamanha diferenciação com o mundo, rico em flora, fauna e, especialmente, pedras e metais preciosos.

