A rede Magazine Luiza deve reagir às últimas fusões ocorridas no seu segmento: segundo fontes de mercado, procura um parceiro, como, por exemplo, a centenária Pernambucanas, ou até mesmo a Lojas Colombo. As empresas negam, mas tudo indica que a disputa no varejo de eletroeletrônicos será ainda mais acirrada com a nova onda de fusões que se desenha no mercado.
Enquanto a rede da empresária Luiza Trajano estaria à procura de viabilizar o negócio, o concorrente Ricardo Eletro deu a cartada mais rápida e fechou parceria com a baiana Insinuante. A fusão criou a Máquina de Vendas, rede que nasce com 528 lojas e faturamento estimado em R$ 5 bilhões este ano. Na dança das cadeiras, a rede fica com o segundo lugar entre as líderes do segmento, pois passou, ao menos temporariamente, o Magazine Luiza, com 456 unidades e faturamento de cerca de R$ 3,8 bilhões. De acordo com o presidente da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, um dos focos da nova empresa é chegar ao mercado paulista, sem descartar nova associação, até mesmo com a rede de Luiza Trajano. “Queremos entrar em São Paulo no próximo ano, e para isso teremos algumas estratégias”, afirmou o empresário. “Temos planos de crescer seja com quem for, seja com o Magazine ou outra empresa que queira juntar-se a nós”, reforçou ele.
Deixado para trás pela segunda vez, o Magazine precisará ser ágil para não perder mercado, uma vez que viu, pela terceira vez, a concorrência tomar-lhe a frente; por duas vezes o Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição -CBD) se antecipou: ao comprar o Ponto Frio, em junho passado, e ao associar-se à Casas Bahia, em dezembro.
Para o professor, Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), o mercado se torna cada vez mais concentrado em grandes players, e ele acredita que a possibilidade de união do Magazine Luiza com a Pernambucanas é uma boa alternativa para dar novo fôlego à rede, na disputa pelo consumidor final. “Buscar a Pernambucanas é viável e interessante porque daria mais capilaridade à rede”, explica. Fouto acredita que outra alternativa para Luiza Trajano é associar-se ao novo grupo e fornecer a estrutura de que eles precisam para entrar no mercado paulista. “Para o projeto deles de entrar em São Paulo, é preciso se associar ou comprar alguém. Então é interessante uma união com o Magazine Luiza também”, afirma o professor, que completa: “Uma coisa é certa: agora o Magazine Luiza precisa se movimentar”.
Outro que vê o momento como fundamental para uma movimentação da rede paulista é o consultor Lucas Copelli, sócio diretor da Vallua Consultoria e Gestão. “Eles precisam se unir com a Pernambucanas ou com a Lojas Colombo; mas acho que é interessante também associar-se com esse novo player da Ricardo com a Insinuante”, diz. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Pernambucanas afirma que não há possibilidade de fusão com a rede de Luiza Trajano; já o Magazine Luiza não descarta parcerias, e disse, por meio de nota enviada ao DCI ontem, que “uniões e fusões no segmento de eletro são esperadas” e que “continua com seu plano de expansão e também encontra-se aberto para analisar propostas de aquisição de redes, mas não existe nenhuma negociação”.
Capilaridade
A Máquina de Vendas anunciou para os próximos quatro anos meta de dobrar a participação de mercado e chegar a mil lojas, ao fazer frente ao Pão de Açúcar. A rede estima que seu faturamento ultrapasse os R$ 10 bilhões por ano. A rede ganhará capilaridade, com lojas em mais de 200 cidades e 16 estados. De acordo com Nunes, o controle acionário da empresa será de 50% para Ricardo e Rodrigo Nunes, donos da Ricardo Eletro, e 50% para Luiz Carlos Batista, da Insinuante.

